Monday, June 24th, 2024

3 dicas que podem ajudar na dentição do bebê

Apesar do contrário do que muitas pessoas imaginam, a dentição de um bebê precisa ser observada e cuidada de forma especial. 

Isso porque, um bom desenvolvimento dos dentes de leite e o cuidado com os mesmos são importantes para que a criança possa se tornar um adulto com os permanentes saudáveis.

Dessa forma, os primeiros dentes do bebê podem acabar chegando de forma incômoda, já que eles começam a nascer a partir dos 6 meses. 

Entretanto, podem gerar um incômodo na criança, uma vez que nessa fase, elas podem se mostrar agitadas e chegam até mesmo a ter uma certa compulsão para morder objetos.

Para que esse processo seja mais tranquilo, além de realizar acompanhamentos com um dentista pediátrico, através de um plano odontológico empresarial, é possível tomar algumas atitudes que podem ajudar na dentição de seu bebê. 

Desse modo, confira esses métodos a seguir. 

O que é a dentição do bebe e como funciona o processo?

Em suma, os dentes de leite de uma criança nascem com um propósito, o de ajudar ela a se alimentar, uma vez que com uma certa idade, eles passam a consumir de uma outra maneira sem ser com o leite materno.

Dessa forma, o natural é que a criança comece a ter seus primeiros dentinhos nascendo a partir dos 6 meses. 

Entretanto, é preciso saber que cada organismo funciona de uma determinada forma. Justamente por isso, é considerado normal que a criança tenha o nascimento de seus dentes dos 3 aos 12 meses. 

Porém, mesmo com o nascimento em em um tempo considerado “normal”, é necessário passar e realizar um acompanhamento com um dentista pediátrico através de um plano odonto empresa.

Em resumo, com três anos, a criança terá aproximadamente 20 dentes. Já após os 5, a tendência é que os molares (aqueles no fundo da boca) também nasçam. 

Portanto, confira a ordem de nascimento dos dentes de um bebê:

  • Incisivos inferiores;
  • Incisivos superiores;
  • Incisivos laterais superiores;
  • Incisivos laterais inferiores;
  • Primeiros molares;
  • Caninos;
  • Segundos molares.

Com isso, é preciso observar os principais sinais dado quando surgem os primeiros dentes. Desse modo, veja mais.

Quais são os sinais que aparecem quando os dentes estão nascendo?

Com o nascimento dos dentes, podem surgir alguns sinais e sintomas. 

Com isso, alguns bebês ficam mais irritados do que o habitual, isso porque o nascimento dos dentes causam dores, inchaço e coceira nas gengivas.

Dessa forma, a criança também pode sofrer com alterações do sono, e até mesmo ter sintomas de febre, por exemplo. 

Justamente por isso é necessário fazer todo um acompanhamento com um dentista, que pode ser realizado pelo convênio odontológico para mei.

Portanto, alguns sintomas mais severos também podem dar as caras, como a diarreia, infecções respiratórias e dores de cabeça. 

Esses sintomas, por sua vez, não estão relacionados ao surgimento dos pequenos dentes, mas, sim, com os novos hábitos da criança. 

Isso porque, com o nascimento dos dentes de leite, acaba sendo normal que ela coloque mãos e objetos na boca, bem como comece a ter contato com mais pessoas. 

Em suma, os sintomas podem aparecer de três a cinco dias antes de o dente nascer, desaparecendo conforme o surgimento deles.

Além disso, caso apareça qualquer sintoma estranho é preciso buscar um médico ou um dentista infantil, que pode ser consultado através de um plano odontológico pme, para que ele possa avaliar qualquer quadro anormal. 

Como aliviar os sintomas do processo de dentição?

Devido a esses sintomas e principalmente a irritação do bebê, é possível tomar algumas atitudes de forma a ajudar a criança a passar por essa fase. 

Com isso, consegue aliviar os sintomas de irritação na gengiva, como as dores e a coceira. Portanto, confira a seguir alguns desses métodos.

  1. Picolé de leite materno

O picolé de leite materno é uma boa maneira de aliviar o incômodo causado pela dor dos nascimentos dos dentes de um bebê.

Isso porque, além de ser nutritivo, é também gelado, o que promove uma sensação de alívio.

  1. Palitinhos de cenoura

Palitinhos de cenoura descascados e frios são uma boa opção. 

Uma vez que a cenoura fria é um ótimo alimento que pode causar o alívio da coceira e desconforto nas gengivas durante todo o processo de nascimento dos dentes.

  1. Objetos para morder

Não é atoa que a indústria investe na confecção de mordedores, dos mais diferentes tamanhos, modelos, cores e etc. 

Com isso, dar ao bebê alguns utensílios para ele morder pode ser uma maneira de alívio, além de deixar ele entretido.

Em suma, para mais dicas de como aliviar os sintomas do nascimento dos dentes, é possível buscar um plano odontológico e solicitar uma consulta com um dentista infantil. 

Caso não tenha um plano, basta buscar por “como funciona plano odontológico empresarial”, em qualquer navegador online. 
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.