Tuesday, May 21st, 2024

O que é e para que serve a curcumina? Conheça os benefícios

Entender o que é a curcumina é o primeiro passo para descobrir a importância dessa substância. Por sinal, ela é um pigmento que contém ótimas fontes de saúde e bem-estar. 

Essa solução melhora a digestão, além de ser um potente escudo contra a asma. Além disso, pode ser encontrada em forma de suplementos, garantindo uma absorção prática para qualquer pessoa.  

Neste artigo, oferecemos um guia completo sobre a curcumina. Para isso, cobrimos os seguintes tópicos abaixo. 

  • O que é curcumina? 
  • Quais são os benefícios da curcumina? 
  • Como incluir a curcumina na dieta? 
  • Onde encontrar curcumina em cápsulas? 

O que é curcumina? 

Trata-se de um pigmento que contém diversas propriedades medicinais, sendo aplicado em várias situações, inclusive na culinária. Aliás, a curcumina está presente em especiarias, como cúrcuma (açafrão-da-terra) e curry. 

Quando utilizado na cozinha, o pigmento faz com que os alimentos fiquem com uma coloração amarelo-alaranjada. No caso, ele pode ser utilizado em várias receitas, como: risotos, omeletes, massas e frangos.

Quais são os benefícios da curcumina? 

O pigmento traz diversos benefícios para a saúde. Para se ter uma ideia, ele ajuda a fortalecer a pele e os cabelos, além de melhorar a digestão. Adicionalmente, a curcumina atua como um ótimo anti-inflamatório, uma vez que ajuda a melhorar o sistema de defesa do corpo. 

Este estudo identificou que esses efeitos anti-inflamatórios ajudam a prevenir arritmias atriais e corrigir a homeostase do Ca(2+). Já este levantamento acredita que a curcumina pode retardar o envelhecimento.

Como incluir a curcumina na dieta? 3 dicas

A substância costuma ser adicionada em: molhos, arroz, peixe, frango, legumes, verduras e carne vermelha. Ela influencia tanto no sabor, quanto na cor do alimento, além de oferecer propriedades saudáveis para o organismo. 

1. Chá e curcumina: um grande aliado para a gripe e a pele

O chá de limão com mel reduz desconfortos, como dor de garganta e resfriado. Enquanto o limão é antisséptico e rico em vitamina C, o mel contém efeitos cicatrizante e antibactericida. E, ao adicionar cúrcuma e gengibre, os efeitos anti-inflamatórios.são amplificados. 

Veja abaixo quais são os ingredientes necessários para preparar essa mistura. 

Ingredientes

  • 1 pedaço de 3cm de gengibre fresco, cortado em rodelas
  • 1 colher (de chá) de cúrcuma moída
  • Suco de 1 limão
  • 2 colheres (de sopa) de mel
  • ½ litro de água fervendo

O preparo é bem simples! 

  1. Adicione a água fervida em um bule de chá com todos os integrantes. 
  2. Misture bem.
  3. Cubra e coloque o bule em repouso por cinco minutos. 

Essa receita gera duas porções, lembrando que você pode tomar a segunda antes de dormir. Já para quem pretende amenizar os problemas na pele, recomenda-se beber o líquido pela manhã e à tarde, todos os dias. 

2. Associe com manteiga 

De acordo com a prática medicinal indiana, quando o açafrão é aquecido em manteiga ghee, ele potencializa as propriedades saudáveis dessa substância. Você pode armazenar a combinação em um pequeno frasco na geladeira. Dessa forma, pode-se aplicá-la em alimentos, como arroz ou sopa.

3. Golden milk

Essa bebida é uma mistura de leite vegetal, cúrcuma, pimenta, canela e outras especiarias que influenciam na saúde do corpo e da mente. O modo de preparo também não tem mistério: basta combinar a cúrcuma com ghee aquecida para formar uma pasta.

O próximo passo é adicionar pimenta-do-reino (preta) à mistura. Esse simples processo potencializa a propriedade da bebida. Se sentir necessidade, acrescente outras especiarias, como: gengibre fresco, canela, cardamomo e, ainda, um pouco de mel. 

Na hora de beber o golden milk, recomenda-se misturar a solução uma colher de chá da pasta com uma xícara de leite (lácteo ou vegetal) morno. É importante destacar que, no mercado, é possível encontrar versões prontas da bebida. 

Onde encontrar curcumina? 

A curcumina é um tipo de planta que pertence à família do gengibre e, em sua raiz, contém um pó amarelado (rico em curcumina). Ela é bastante utilizada para temperar alimentos, como carnes, frutos do mar e diferentes receitas. 

Antes de adicioná-la na dieta, é fundamental redobrar a atenção à concentração e ao modo de preparo. Quando a cúrcuma é adquirida em mercados e feiras, ela contém rizoma seco e moído da planta, o que representa cerca de 3% de curcumina em sua composição. 

Em outras palavras, a substância não oferece a quantidade suficiente para que um indivíduo receba os benefícios que foram mencionados nos tópicos anteriores. Mas a  boa notícia é que é possível encontrar o extrato de cúrcuma com alta concentração do pigmento.

O suplemento de curcumina, por exemplo, é seguro e não traz riscos para a  saúde. Na internet, existem lojas virtuais, como a Puravida, que oferecem a solução com uma tecnologia poderosa. O Curcumagic é um produto que traz diversos benefícios. Veja abaixo! 

  • Ultraconcentrado: em cada cápsula, você encontra o equivalente à quantidade de curcumina existente em, aproximadamente, uma colher de sopa de cúrcuma em pó.
  • Biodisponível: nova tecnologia de lipossoma e Triglicerídeo de Cadeia Média (TCM) para absorção otimizada. Pureza e ausência de componentes nocivos.
  • Prático: doses concentradas em cápsulas macias, para que não seja necessário entrar em contato com o sabor.

Os avanços tecnológicos permitiram a formulação da curcumina junto a uma estrutura oleosa especial, lipossomada, que é utilizada no Curcumagic. Essa composição otimiza significativamente a biodisponibilidade desse composto natural.

A propósito, essa tecnologia dispensa o uso de piperina, o princípio ativo da pimenta-do-reino. Ou seja, isso também melhora a assimilação da curcumina, mas nem sempre é bem aceita pelo organismo.
Agora que você já sabe o que é a curcumina, conheça a linha completa da Puravida. A marca oferece várias soluções que impactam positivamente em sua saúde. Visite o site e surpreenda-se com todos os benefícios.