Tuesday, May 21st, 2024

Whey Protein antes e depois do treino + 4 perguntas e respostas

Whey Protein é um suplemento proteico. O processo de fabricação usa a proteína oriunda do soro do leite, que contém alfa-globulina e beta-globulina. Aliás, ele tem aminoácidos, que são absorvidos com agilidade pelo organismo e atuam na construção de músculos e tecidos.

O produto passa por industrialização até alcançar o formato de pó. Geralmente, o gosto não é muito agradável para o paladar. Porém, com o avanço da tecnologia, pode-se encontrar soluções saborosas, incluindo os sabores de baunilha, morango e chocolate. 

Neste artigo, explicaremos as principais informações sobre o Whey Protein. Para isso, cobrimos os seguintes tópicos abaixo! 

  • Quais são os tipos de Whey Protein?
  • Para que serve Whey Protein?
  • Em que horário tomar Whey Protein? 
  • Qual é o melhor Whey Protein? 
  • Whey Protein: antes ou depois do treino?

1- Quais são os 3 tipos de Whey Protein?

Concentrado, isolado e hidrolisado. Cada um tem as suas próprias particularidades, que variam de acordo com o seu grau de filtragem e quebra da proteína. 

Whey Protein concentrado

Esse tipo de Whey é o mais comum, passando por apenas uma filtragem. Ele tem 38% de proteína e o restante do produto é composto por caseína, lactose, carboidratos, minerais e gordura. 

A velocidade de absorção do Whey Protein concentrado é a mais lenta, se for comparada com o isolado e o hidrolisado. Os atletas que apresentam intolerância ou alergia aos seus componentes, como a lactose, não devem consumir o produto. 

Whey Protein isolado

Já o Whey Protein isolado concentra mais proteínas, com agilidade na absorção. Ele passa por um processo de filtragem específico, que extrai 90% a mais de proteína.

Além disso, ele “isola” alguns alimentos, como lactose, gordura e caseína. Assim, é uma solução mais pura e indicada para pessoas que não têm intolerância alimentar. 

Whey Protein hidrolisado

A produção desse tipo de Whey Protein é bastante complexa, pois passa por uma quebra, que facilita a digestão e absorção da proteína. O produto é indicado para pessoas com dificuldade de digestão proteica ou intolerância à caseína.  

2- Para que serve o Whey Protein?

O Whey Protein complementa a quantidade diária de proteínas que o organismo necessita para funcionar corretamente. Ele também é muito utilizado para auxiliar na recuperação e no ganho de massa muscular. 

O suplemento contém propriedades multifuncionais e pode ajudar em vários tratamentos. Veja abaixo!

  • Aumenta a imunidade: as proteínas alfa-lactoalbumina e beta-lactoalbumina potencializam a atuação das células de defesa do nosso organismo.
  • Controle da hipertensão arterial: promove o bloqueio da conversão da enzima de angiotensina, auxiliando no controle da pressão arterial.
  • Ajuda nas dietas: gera mais saciedade para o corpo e inibe a liberação de grelina, que é o hormônio da fome.
  • Auxilia no tratamento de câncer: durante a radioterapia e quimioterapia, ajuda na recuperação de massa muscular. Em paralelo, tem efeito preventivo contra o câncer, especialmente no intestino, já que tem ação desintoxicante e imunoestimulante.
  • Impacta no controle do diabetes: reduz a concentração dos níveis de açúcar no sangue depois das refeições. 
  • Aliado do exercício físico: contribui para o ganho de massa e força muscular, sobretudo em idosos.
  • Melhora o pós-operatório: tem influência na recuperação e cicatrização, uma vez que a proteína é rica em aminoácidos e estimula o anabolismo. 

3- Qual é o melhor Whey Protein? 

O mercado oferece vários tipos de Whey Protein. Diante de tantas possibilidades, é complicado escolher a alternativa mais adequada para o seu perfil. Para ajudá-lo na tomada de decisão, vale a pena experimentar o Whey Protein Grassfed.

Por sinal, os produtos com selo “Grassfed” foram desenvolvidos por uma equipe de cientistas, concentrando-se em quatro áreas. 

  • Dieta: animais alimentados apenas com capim (pasto natural), ervas e forragem, do desmame até a colheita do leite.
  • Confinamento: criados em pastagens, livres, sem confinamento e com liberdade de movimentos.
  • Antibióticos e hormônios: nunca são tratados com antibióticos ou hormônios de crescimento.
  • Origem: nascem e crescem em fazendas familiares, onde são criados soltos, em contato com a natureza.

Como usar o Whey Protein Grassfed?

Para usar o produto, é bem simples. Basta misturar uma dose (30 g, ¾ scoop) em um copo de água (200 mL) ou na bebida de sua preferência. Por exemplo, você pode liquidificar com banana congelada para criar um shake cremoso. Essa solução é considerada um complemento proteico. 

4- Whey Protein antes ou depois do treino? 

A resposta depende do objetivo de cada indivíduo. Portanto, confira as explicações abaixo para descobrir qual é a solução mais adequada para o seu perfil. 

Whey Protein pós treino

O consumo da solução após o treino é indicado para os atletas que buscam ganhar massa muscular (hipertrofia) ou garantir a manutenção de tecido. 

Isso porque a proteína é um nutriente essencial para o desenvolvimento e o ajuste dos músculos. Durante o treino, o tecido é lesado. Para ajustá-lo ou aumentar a massa muscular, é fundamental que o seu organismo absorva nutrientes. 

No pós-treino, o atleta necessita de energia para que esses reparos ocorram com mais eficiência. Por isso, é essencial relacionar o consumo de carboidratos de rápida absorção (tapioca, batata, arroz, maltodextrina etc.) para que a proteína absorvida não seja aplicada como fonte energética. 

Whey Protein antes do treino

O consumo é indicado para os alunos que estão adotando um plano alimentar calculado. No decorrer dos treinos, por exemplo, ocorre a perda de muitos aminoácidos. Então, a suplementação é utilizada para a reposição. 

Agora que você já sabe as principais informações sobre o Whey Protein, procure o auxílio de um nutricionista. Ele é o profissional mais indicado para mostrar as soluções que correspondem ao seu objetivo. 
Manter uma boa qualidade de vida depende das suas escolhas. Visite o site da Puravida e descubra outras soluções que podem ajudá-lo a ter uma rotina mais leve e tranquila.