Tuesday, May 21st, 2024

Como escolher o Melhor Advogado Criminal

Você já se perguntou como escolher o melhor advogado criminal? A decisão pode parecer complicada, mas com as dicas certas, você pode encontrar o profissional ideal para defender seus direitos. Neste artigo, vamos explorar os aspectos mais importantes na hora de escolher um advogado criminal, garantindo que você tenha ao seu lado alguém competente e confiável. Vamos mergulhar juntos nessa jornada?

Você sabe como escolher o melhor advogado criminal? A contratação de um bom advogado criminal exige de você algumas considerações iniciais, mas ter o melhor profissional com você com certeza é o desejo de muitos.

Dito isso, saiba como escolher o melhor advogado criminal para lhe defender em juízo. 

Sabemos que todas as cidades, em especial os grandes centros urbanos, têm diversas opções de advogados e escritórios do segmento. 

Porém, existem algumas maneiras de decidir pela melhor opção, e é justamente isso que nós trouxemos para você hoje. 

Caso você esteja precisando de um advogado da área penal, ou seja, um criminalista, é provável que alguma situação esteja acontecendo na sua vida ou na de algum parente próximo.

Porém, isso não significa que somente por esse motivo não possa contratar um advogado de qualidade. 

Os advogados criminalistas resolvem casos que envolvem o Direito Penal, logo, são crimes previstos na legislação específica, como o homicídio, por exemplo. Os crimes, por lógica, envolvem multa ou prisão, o que envolve outros sentimentos, em especial os traumas. 

Dessa maneira, escolha o advogado da área que melhor o represente, com o intuito de não ficar revivendo memórias ruins. Portanto, saiba como escolher o melhor advogado criminal. 

Qual a função do advogado criminalista? 

A priori, é importante trazer qual seria a função de um advogado criminalista, a título de conhecimento. 

Então, saiba que, em resumo, esse advogado é aquela cuja atuação ocorre na proteção de direitos humanos do seu cliente. Além disso, esse profissional garante que a lei penal seja aplicada sem nenhum excesso. 

Desse modo, o Direito Penal é tido como fundamental no ordenamento brasileiro, sendo acionado quando outros ramos não forem suficientes. Ademais, o sistema criminal tem como intuito punir os acusados ou investigados. 

Nesse cenário que a advocacia criminal tem o seu papel, a fim de evitar qualquer excesso por parte do Estado. Assim, essa atuação se baseia em princípios muito conhecidos da área, como a presunção da inocência ou garantias previstas na Constituição Federal. 

O réu só pode ter um julgamento adequado e nos pilares da justiça quando tem o advogado para te representar e defender. 

Caso esse acusado seja comprovado como culpado, ele terá a sua punição, e se for inocente, será absolvido. 

A fim de tenha um julgamento adequado, ambas as partes (comumente réu e Estado) devem ter o direito de defesa. Saiba que se não houver condenação, não tem condenação. 

É possível escolher um advogado que acuse o réu? 

Quando o assunto é Direito Penal, alguns comentários são muito comuns, sendo o principal deles que o advogado criminalista defende bandidos. Porém, esse é um pensamento altamente equivocado. 

Esse profissional atua na garantia dos direitos que todos têm, e isso também se aplica aos infratores. Logo, a atuação do advogado criminalista pode ocorrer na acusação do réu, sozinho ou com o Ministério Público. 

O que faz um advogado criminalista? 

Para que você saiba como escolher o melhor advogado criminal, é de suma importância entender a sua atuação em alguns casos. 

Ação penal pública

Depois que um fato criminoso é cometido, contra a vida em muitos casos, o próximo passo é a instauração de um inquérito policial. Nesses casos que cabem as investigações iniciais, chefiadas por um delegado de polícia. 

Depois disso, o Ministério Público é informado acerca de um fato delituoso, bem como sobre os acusados desse crime. Isso porque o Ministério é o responsável por essa acusação. 

Logo, o MP que irá decidir pela denúncia ou não dos acusados em questão, caso ache que as provas são suficiente para provar a existência do delito. 

Cumpre ressaltar ainda que qualquer pessoa tem a liberdade para denunciar, de forma direta, algum ato ao MP. Esse órgão, por sua vez, pode instaurar, com base nesse relato, uma investigação sem a necessidade de um inquérito policial. 

Advogado criminalista enquanto assistente de acusação

Como escolher o melhor advogado criminal? O criminalista também pode atuar como assistente de acusação, ou seja, lado a lado do Ministério Público.

Isso é possível devida a Constituição Federal conferir ao MP a legitimidade na proposição de ações penais públicas. 

Além disso, o Código de Processo Penal traz a previsão de que a vítima do caso pode ser mais participativa no processo. Isso quando possui o auxílio de um advogado, principalmente no acompanhamento da acusação do MP, como assistente de acusação. 

Essa é a primeira hipótese de possibilidade para a contratação do advogado nos casos de acusação do réu. Então, saiba os direitos que o advogado possui enquanto assistente de acusação do MP: 

– A proposição de todo e qualquer meio de prova, dentro das legalidades previstas; 

– Questionar as testemunhas; 

– Participação ativas no júri popular ou nas audiências; 

– Arrazoar recursos que foram propostos pelo MP ou por ele mesmo; e

– Atuação em qualquer fase de um processo. 

Como escolher o melhor advogado criminal? 

Os exemplos citados acima são apenas alguns dos exemplos de como o advogado criminalista pode te ajudar, mas ele poderá sanar todas as suas dúvidas no que se refere a atuação. Para isso que serve uma consulta prévia ou até mesmo o primeiro contato na delegacia. 

Então, agora que você já tem uma visão geral de como ocorre a atuação de um advogado criminalista, é o momento de entender como escolher esse profissional. Em suma, esse advogado é essencial para um julgamento criminal, por exemplo. 

Essa presença é fundamental tanto para a defesa do réu como para a sua acusação. Logo, é de suma importância que você tenha ao seu lado um profissional adequada, levando em consideração alguns fatores primordiais. 

Dessa maneira, saiba que o primeiro passo é buscar por escritórios ou advogados autônomos que atuem na área. 

Depois disso, procure pela avaliação que esses profissionais ou local têm, com base em experiências antigas dos clientes. 

Ao descobrir que um determinado advogado tem o que você deseja, basta marcar uma consulta com esse. Esse momento será muito importante para construir uma relação entre vocês. 

Se você precisa dos serviços de um advogado, descobriu que é essencial sobre como escolher o melhor advogado criminal, desse modo, procure pelo profissional que apresente excelência e qualidade na atuação. Até a próxima!Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o escritório de advocacia Galvão & Silva. Escritório  especializado em diversas áreas jurídicas para atender todas as suas necessidades

Guia Definitivo para Encontrar o Advogado Criminal Perfeito: O que Considerar

Este artigo oferece um guia abrangente sobre como escolher o advogado criminal mais adequado para suas necessidades. Aborda a importância de considerar a experiência, especialização e reputação do profissional, além de enfatizar a necessidade de uma comunicação clara e um relacionamento de confiança entre advogado e cliente. Com exemplos práticos e conselhos de especialistas, o texto visa auxiliar na tomada de decisão informada para aqueles que buscam representação legal em casos criminais.

Qual a função principal de um advogado criminalista?
Proteger os direitos humanos do cliente e garantir a aplicação correta da lei penal, evitando excessos por parte do Estado.

É possível escolher um advogado criminalista para acusar o réu?
Sim, o advogado criminalista pode atuar na acusação do réu, sozinho ou em conjunto com o Ministério Público.

O que considerar ao escolher um advogado criminal?
É essencial considerar a experiência, especialização na área penal, reputação no mercado e a capacidade de estabelecer uma comunicação eficaz e um relacionamento de confiança.

Como posso verificar a reputação de um advogado criminal?
Pesquise avaliações de clientes anteriores, consulte a ordem dos advogados e busque referências de casos anteriores tratados pelo profissional.

Qual a importância de uma consulta inicial com um advogado criminal?
A consulta inicial é crucial para construir uma relação de confiança, esclarecer dúvidas e avaliar a compatibilidade entre as expectativas do cliente e a abordagem do advogado.