Tuesday, May 21st, 2024

Fungos na boca: saiba as possíveis causas

Algumas bactérias existentes na boca são naturais daquele ambiente. Isso porque, alguns tipos de microrganismos acabam ajudando o corpo no trabalho de quebrar o alimento para a absorção de diversos nutrientes. Entretanto, quando é detectada a presença de fungos na boca, isso significa que o paciente pode estar com alguma doença. 

Dessa forma, o problema mais comum causado por fungos que se instalam na boca é a candidíase oral, mais conhecida como sapinho. 

Esse é um problema que acaba sendo muito comum em bebês e crianças, justamente por eles serem mais frágeis e ter baixa imunidade contra esse tipo de microrganismo. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito dos fungos na boca, entenda o que a contaminação por esse tipo de ser vivo pode causar, quais sintomas e causas da contaminação. 

Assim como ver formas de prevenir esse problema e tratamentos, que podem ser solicitados através de um plano odontológico para mei por exemplo. 

O que os fungos podem causar na boca?

Assim como já mencionado anteriormente, a presença de alguns microrganismos na boca é natural, o que não é o caso dos fungos. 

Uma vez que, quando eles se instalam na nossa boca acabam causando a candidíase oral, que também foi mencionada anteriormente e é mais conhecida, como sapinho. 

Também chamada de monilíase, o sapinho ou candidíase oral nada mais é do que uma infecção fúngica que por consequência acaba causando algumas lesões brancas e que podem ser muito dolorosas, na região da boca. 

Entretanto, é importante destacar que mesmo as lesões brancas sendo a principal característica da candidíase oral, doença que pode ser tratada através de um plano de saúde bucal

Então, existem casos da doença em que essas manchas brancas não aparecem e portanto a boca acaba ficando mais vermelha e dolorida. 

Em suma, esse é um problema bucal considerado por muitos um pouco desagradável, mas que merece a sua preocupação já que esse problema pode ser facilmente resolvido através de um tratamento, muitas vezes feito por um plano saúde dental

Além disso, a candidíase oral também pode ser facilmente evitada. 

Quais são as possíveis causas dos fungos bucais? 

Uma vez que tenha pegado a candidíase oral, você pode estar se perguntando: como é que isso aconteceu? Pois bem, as causas desse problema são variadas, mas normalmente acabam tendo ligação com o enfraquecimento do sistema imunológico. 

Para aqueles que não sabem, o sistema imune nada mais é do que o principal responsável pelas defesas do corpo. 

Sendo assim, quando ele se encontra vulnerável, fungos, bactérias e vírus acabam tendo vantagem sobre a situação e uma boa oportunidade para se manifestarem e causarem doenças justamente como o sapinho. 

Além do sistema imunológico, outra coisa que pode acarretar na doença é o uso de antibióticos que podem alterar o equilíbrio natural de microrganismos no organismo.

Esses mecanismos naturais de defesa podem ter falhas, e isso causa um desequilíbrio entre os microrganismos “bons” e “ruins”, o que muda muito de uma maneira ou outra. 

Vale ressaltar que independente do motivo pelo qual o fungo tenha se manifestado em seu sistema e causando candidíase oral, é importante saber que há formas de tratar essa questão. 

Basta procurar por um profissional dentista, que por sua vez pode ser facilmente consultado através da contratação do melhor convênio odontológico, por exemplo.  

Quais são os principais sintomas dos fungos bucais? 

Quando o assunto é candidíase oral, é importante saber quais os principais sintomas para que o paciente possa buscar por um profissional dentista e assim tratar o problema antes que as consequências e efeitos da doença bucal se agravem. 

Sendo assim, confira a seguir alguns dos principais sintomas da candidíase oral:

  • Manchas brancas dentro da língua ou interior das bochechas;
  • Sem mancha branca, mas ficará vermelha;
  • Leve sangramento na hora de comer; 
  • Junção de fungos pela boca;
  • Impressão da boca está com algodão;
  • Perda do paladar.

Esses são os principais sintomas dos fungos bucais. Dessa forma, veja um pouco mais sobre os tipos existentes. 

Quais são os tipos de fungos que podem se desenvolver na boca?

Por último, mas não menos importante, vale a pena saber que existem vários tipos de fungos que podem desenvolver a candidíase oral. 

Assim como existem vários tipos de planos odontológicos, o que faz necessário a pesquisa minuciosa a respeito de como funciona o plano odontológico da empresa.

Em suma, os principais tipos de fungos que podem causar a candidíase oral (sapinho) são: a blastomicose e o paracoccidioidomicose.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.