Tuesday, May 21st, 2024

Quais as vantagens de comprar um carro híbrido

Apesar de parecer uma ideia futurista, os carros híbridos já são uma realidade e diversas pessoas que procuram comprar um carro já pensam em ter um modelo como esse em suas garagens.

Este tipo de veículo funciona a partir de combustão e eletricidade, e por isso esses combustíveis podem trabalhar ao mesmo tempo ou revezando!

Por conta disso, ele pode funcionar com etanol, diesel, gasolina e eletricidade, o que é uma ótima alternativa para quem procurar economizar combustível.

Certamente, os carros híbridos oferecem diversas vantagens e pensando nisso, criamos esse artigo com o intuito de te mostrar alguns dos benefícios que esses veículos podem oferecer.

Acompanhe com a gente!

Durabilidade

Ter um carro que funcione por muito tempo sem dar problemas é o sonho de qualquer que já tem ou estão procurando um carro para comprar.

Por conta disso, uma boa opção é investir em um carro híbrido.

Pelo fato dos carros com motor elétrico não possuírem embreagem nem motor de partida, os consertos, trocas de peças e manutenções desses veículos acontecem com menor frequência.

E é por esse motivo, que os carros híbridos tendem a durar mais.

Economia de combustível

O motor a combustão desse veículo é usado com moderação e muitas vezes só é ativado para carregar o motor elétrico.

Por esse motivo, esse tipo de veículo tende a economizar muito combustível fóssil, o que certamente afeta no valor mensal gasto com gasolina, diesel ou etanol.

Aliás, quando o freio do carro híbrido é utilizado, no mesmo tempo um gerador elétrico é acionado e dessa forma a bateria elétrica é carregada.

Certamente, em questão de combustível, os veículos híbridos oferecem um motor inteligente e sustentável.

Sustentabilidade

Se questões ambientais são grandes preocupações para você, os carros híbridos podem ser uma ótima opção.

Como já citado acima, os motores dos carros elétricos são muito sustentáveis pelo fato de gastarem menos combustível fóssil.

Desta forma, estes veículos emitem menos gases poluentes na natureza.

Outro ponto importante desse assunto é que grande parte das baterias dos carros elétrios são feitas de lítio.

Esse elemento é muito nocivo para natureza, tanto na hora de sua fabricação quanto no seu descarte.

Porém, os carros híbridos contam com um número menor de baterias de lítio, o que certamente diminui a demanda e o descarte inadequado desse tipo de produto.

Potência

Outro grande destaque dos carros híbridos é a sua potência em relação aos veículos por que funcionam por combustão.

Pelo fato de ter dois motores, ao acelerar, o veículo responde no mesmo momento e a sua entrega de potência é linear e imediata.

Ou seja, o motor responde rapidamente aos comandos do motorista, pois o sistema procura o melhor motor para realizar a ação.

Nos modelos a combustão isso não acontece, pois é necessário um tempo maior para o veículo responder as ações do condutor.

Estabilidade

As baterias dos carros híbridos são posicionadas na parte inferior do chassi e por conta disso, o centro de gravidade do veículo é reduzido.

Dessa forma, o “efeito pêndulo” do carro é contido quando o veículo faz uma grande quantidade de curvas em velocidades mais altas.

Com isso, a parte central do automóvel fica perto do piso, o que gera uma maior estabilidade e segurança.

Outro ponto importante sobre a estabilidade dos carros híbridos é que a maioria dos modelos disponíveis no mercado contam com tração integral por conta dos seus dois motores.

As rodas do veículo tem uma aderência maior com o solo e por causa disso funcionam muito bem em estradas molhadas.

Indústria

Atualmente, grande parte da indústria está investindo em carros híbridos e elétricos.

Sendo assim, existem diversas opções desses veículos no mercado nos dias atuais, o que torna a escolha muito mais fácil.

Incentivos fiscais

Muitas empresas regionais e estatais oferecem redução de impostos de até 75% para quem compra um carro híbrido.

Aliás, algumas dessas instituições permitem que o valor total de veículo ou até mesmo algumas taxas tenham preços menores do que os veículos a combustão.

Outro incentivo é que alguns desses carros podem contar com um selo ambiental que podem gerar alguns descontos no pagamento de impostos.

Outras vantagens

Até aqui, já vimos que os carros híbridos oferecem muitas vantagens, não só para os motoristas, mas também para o meio ambiente.

Porém, os benefícios não param por aqui, ainda existem outros pontos positivos desses automóveis.

Como por exemplo, por possuir propulsores elétricos, esses veículos não produzem ruídos, o que faz com que o carro híbrido seja silencioso.

Outro destaque é na hora das viagens longas, pois pelo fato de não gastarem muito combustível, é possível viajar por longas distâncias sem a necessidade de abastecer ou carregar o veículo.

Certamente, em um futuro próximo, não será difícil encontrar muitos carros híbridos nas ruas.

Por conta do avanço tecnológico, a indústria poderá melhorar ainda mais esses carros e os mesmos apresentarem mais vantagens para quem pretende investir nesse tipo de modelo!