Saturday, April 13th, 2024

O que é bitcoin e como funciona?

Está querendo investir e conhecer melhor o Bitcoin? Quer saber como ele funciona e se vale a pena investir nessa criptomoeda? Então, este artigo é para vovê! Saiba o que é e como o Bitcoin funciona. 

Não é de hoje que as criptomoedas, mais especificamente o Bitcoin, vêm chamando a atenção de investidores do mundo inteiro, afinal, sua cotação vem superando muito o valor de dólar, euro, real, entre outras.

Pensando nisso, e em quem está começando agora a investir, resolvemos mostrar neste artigo, o que é Bitcoin e como essa moeda virtual funciona, se é um investimento seguro ou não, e muito mais. Confira!

O Que é Bitcoin?

Bitcoin é uma criptomoeda, uma moeda digital descentralizada, ou seja, funciona sem depender do controle de Governo, Banco ou qualquer instituição, e que embora possa ser usada para a compra de serviços, produtos e quaisquer outros itens em estabelecimento, não possui uma regulamentação específica.

Ou seja, tal como o Real ou o Dólar, o Bitcoin é uma moeda, só que virtual, utilizada para realização de pagamentos, recebimentos, trocas, e embora seja a mais famosa, não é a única, existem muitas outras criptomoedas, como Ethereum, Tether, USD Coin, Binance Coin, Solana, Dogecoin, Polkadot , Shiba Inu coin, entre outras.

Como Funciona O Bitcoin?

Diferente do mercado tradicional de investimentos, quem pretende investir nessa criptomoeda, a compra com o objetivo de vendê-la e obter lucro nessa transação.

Na verdade, o investidor compra uma fração do Bitcoin ( BTC), podendo negociar a criptomoeda quando desejar.

Através de um complexo sistema de dados, chamado blockchain, cada  movimentação do Bitcoin é publicada em tempo real.

E embora, basicamente, o Bitcoin possa ser vendido e comprado de forma online sem intermediação, e com uma rentabilidade maior que as operações realizadas por corretoras, o risco desse tipo de transação é muito alto, sendo fundamental entender muito bem o seu funcionamento.

Como investir em Bitcoin?

Quem pretende começar a investir em Bitcoin, conta com diferentes opções para isso, dentre as possibilidades, podemos destacar as seguintes:

  • Mineração
  • Compra direta de BTC já minerados
  • Compra através de corretoras especializadas
  • Ganho em aplicativos e jogos online.

A mineração é uma opção mais técnica e complexa para adquirir Bitcoin, sendo necessário ter mais de um computador potente e que utilize softwares específicos.

Também é possível adquirir Bitcoin de forma direta, através de operações públicas a todos os usuários, mas realizadas de modo anônimo por ambas as partes, por isso, extremamente arriscadas.

E a operação, sem dúvida, mais segura e prática, principalmente, para quem está começando a investir em criptomoedas, é efetuar as transações por intermédio de corretoras, as Exchanges. Atualmente, existem diversas plataformas especializadas na comercialização da moeda virtual. Só é preciso ficar muito atento à cobrança de taxas e tarifas, que difere em cada plataforma.

Outra forma de conseguir investir em criptomoedas é através de ganhos em aplicativos e jogos online.

Existe valor mínimo para investir?

É preciso considerar que o Bitcoin é uma moeda descentralizada, logo não conta com regras específicas, por isso, o valor mínimo para investir, assim como, taxas e tarifas, são estipulados a critério de cada plataforma. 

Ou seja, as corretoras, ou Exchanges, que negociam criptoativos, podem estipular valores iniciais para que seus clientes invistam no mercado de moedas digitais.

Por isso, é tão importante pesquisar muito antes de escolher a corretora com a qual irá negociar as criptomoedas, devendo ser considerados fatores como agilidade nas transações, taxas para comprar e vender Bitcoins, limite operacional, confiabilidade, número de clientes e experiência.