Saturday, April 13th, 2024

Quando utilizar gabapentina para cães?

A gabapentina para cães é conhecida por ser um medicamento usado com certa frequência para o tratamento da dor. No entanto, além de ter outras funções, é preciso tomar cuidado ao administrar o medicamento para o seu cãozinho.

Muito conhecida por ser um poderoso anti convulsionante, a gabapentina vem ganhando espaço na medicina veterinária pelos seus efeitos em nossos amiguinhos. Acompanhe o texto e saiba o que é e quando utilizar esse fármaco.

Para que serve a gabapentina?

A gabapentina é um anticonvulsivante, ou seja, um medicamento para contenção de convulsões, utilizado comumente em casos de epilepsia. Contudo, ele também pode ser usado como analgésico em caso de dores causadas pelos nervos periféricos e, menos comumente, pode ser usado para tratar ansiedade.

Embora a gabapentina para cães seja relativamente comum, ela não foi criada para uso veterinário e, nos Estados Unidos, a gabapentina não é aprovada pela Food and Drugs Administration. No entanto, ela é utilizada devido a seus efeitos benéficos demonstrados em diferentes estudos da área.

Quando utilizar gabapentina para cães?

A gabapentina para os cães é utilizada em casos de dores agudas, especialmente aquelas causadas por tratamento de câncer, dores pós-operatórias, dores causadas por doenças degenerativas e afins.

Ela pode ser usada também para tratar a ansiedade dos cães antes de consultas, viagens ou eventos estressantes, bem como tratar tanto casos leves quanto casos mais graves de convulsões em cães, da mesma forma usada para tratar convulsões em seres humanos.

Qual a dosagem de gabapentina para cachorro?

A dosagem específica depende de diversos fatores, como a doença com que está o seu cachorro e o porte dele. No entanto, comumente as dosagens ficam entre 5 mg e 30 mg por kg de peso corporal, a cada 8 horas ou a cada 12 horas.

É importante lembrar que não se deve, em hipótese alguma, medicar o cachorro por conta própria, e que todo medicamento deve ser dado apenas mediante a prescrição de um médico veterinário.

Quanto tempo dura um tratamento com gabapentina para cães?

Isso vai depender do problema com que o seu cão está. Por exemplo, um cachorro que está apenas com dores pós-operatórias provavelmente irá consumir a gabapentina apenas até que ele se recupere da cirurgia.

No entanto, um cão que sofre de problemas convulsivos ou possui doenças crônicas que causem dor intensa provavelmente irá consumir a gabapentina por tempo indefinido, uma vez que seus problemas não têm cura.

Qual é o efeito da gabapentina?

A gabapentina para cães age no sistema nervoso central e impede que as convulsões ocorram, ou que as dores ocorram ou se intensifiquem. No entanto, no caso da gabapentina usada para dor, ela não deve ser o único agente analgésico, pois apesar de aliviar a dor, ela não alivia a inflamação, o que pode fazer com que a cor retorne caso não haja outro medicamento que desinflama e tenha efeito analgésico.

O consumo da gabapentina por cães pode ainda ter um efeito anestésico e sedativo, o que faz com que os cachorros fiquem um pouco desorientados e sonolentos. Se esse efeito parecer intenso demais no seu cachorro, procure o seu veterinário.

A gabapentina pode ter efeitos muito benéficos para o seu cão, no entanto, assim como todo medicamento, deve ser administrado com muito cuidado e somente com supervisão de um especialista. E para ter a certeza de que você adquiriu um medicamento de qualidade e feito sob medida para o seu cãozinho, consulte a DrogaVet, a maior rede de farmácias de manipulação veterinárias do Brasil. Acesse o site!