Saturday, July 20th, 2024

Locadora de máquinas: 4 dicas para a operação em canteiros de obras

Mesmo com o serviço de uma locadora de máquinas, a operação de equipamentos alugados em um canteiro de obras demanda uma série de cuidados. Eles devem ser levados em consideração para que as ferramentas apresentem o desempenho adequado e mantenham sua condição de usabilidade.

Nesse sentido, existem algumas recomendações de organização que podem ser implementadas. Elas podem contribuir com o grau de produtividade e o resultado final da obra.

Veja a seguir quatro dicas que servem para a otimização das atividades laborais nesses espaços. Elas se aplicam tanto às formas de organização quanto para as questões de segurança durante o manuseio dos equipamentos alugados.

Embora sejam informações simples e objetivas, devem ser relembradas de uma forma constante. Assim você poderá buscar o máximo de segurança e confiabilidade no desenvolvimento do projeto.

1. Proporcione todas as condições para que o ambiente de trabalho seja organizado

A organização do ambiente de trabalho não se trata somente de uma questão organizacional. A Norma Regulamentadora nº 18 determina que sejam criados ambientes específicos dentro dos canteiros de obras. O objetivo é atender a dinâmica complexa que envolve a operação nesses locais.

Assim, para garantir a segurança dos trabalhadores e das pessoas envolvidas com a operação das máquinas, caminhões e demais veículos no canteiro de obras, a empresa que está executando esse serviço deve atentar para algumas ações dentro do canteiro de obras em geral. Veja algumas delas abaixo:                                                                                               

  • Locais de vivência;
  • Passarelas, escadas e rampas;
  • Regras de proteção em espaços confinados;
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • Mecanismos de segurança.                                                                            

2. Após contratar uma locadora de máquinas, não esqueça de construir uma ferramentaria

A construção de uma ferramentaria não representa um valor significativo dentro do contexto da obra como um todo. Mas ela se faz absolutamente necessária para garantir a produtividade e organização do empreendimento. Nesse sentido, as ferramentas têm um local próprio para serem guardadas.

Isto evita o extravio da peça (prevenindo o consequente atraso na execução do serviço). Este cuidado também ajuda a evitar acidentes oriundos de ferramentas cortantes deixadas em local inadequado.

Uma das principais funcionalidades de uma ferramentaria é a possibilidade de inscrever nos utensílios um registro com um número. Isto ajuda a manter o controle sobre a peça em geral.  

3. Repasse constantemente orientações sobre limpeza e segurança na utilização desses produtos

É essencial repassar aos seus funcionários as orientações específicas sobre a limpeza e segurança na utilização dos produtos obtidos através de uma locadora de máquinas. Afinal de contas, cada equipamento tem uma função diferente. Tudo varia de acordo com o espaço que ocupa dentro do canteiro de obra em questão.

Assim, mesmo que os funcionários já tenham uma série de qualificações para o uso de determinados tipos de equipamentos, é preciso reforçar certas informações. Assim, a realização de palestras alusivas às principais formas de prevenção contra acidentes é ideal.

Esta atividade vai agregar bastante conhecimento. Até porque podem surgir dúvidas diante da atualização de alguns equipamentos mais recentes no mercado.

Além disso, é importante chamar a atenção para a aplicação das Normas Regulamentadoras. Estas diretrizes interferem nos hábitos e formas de uso dos utensílios. E também dos demais equipamentos para atividades em indústrias e canteiros de obras em geral.

4. Designe um local específico para armazenar as máquinas e demais equipamentos alugados

Além da construção de uma ferramentaria, é fundamental estabelecer um local específico para guardar outras máquinas e equipamentos de maior porte. Isto evita que esses itens fiquem expostos às intempéries do clima e da temperatura em ambientes externos ou desorganizados.

Atente para a implantação de uma organização que passe por todo o conjunto dos trabalhadores da obra. Neste espaço todos têm uma parcela de responsabilidade.