Tuesday, August 9th, 2022

Marketing b2b: tudo que você precisa saber

Se você ao menos já ouviu falar desse termo deve ter se perguntado se realmente o que ele é. Com o mercado se desenvolvendo de forma rápida, muitos termos acabam surgindo e alguns deles ficam completamente sem considerações, até mesmo para profissionais que estão atuando na área.

Se você já conhece ou atua no mercado b2b deve entender do que estamos falando aqui. Por outro lado, nem sempre é fácil associar o mercado b2b com o marketing em si. Também é importante entender que esse é um mercado em constante crescimento em todo o Brasil, principalmente nos últimos anos.

Até pouco tempo atrás, o marketing nessa área era bem menos presente. Por outro lado, em um mercado que obriga o empreendedor a investir em novas estruturas de vendas e lidar com ofertas e valores competitivos, nada melhor que contar com uma “arma” extra.

Antes de entrarmos no conceito do que é o marketing b2b, vamos entender melhor o que é o mercado b2b.

Marketing B2B: o mercado que cresce

Essas 3 letras significam muito. Primeiramente, elas fazem parte de uma sigla em inglês, que possui a tradução referente a área de atuação da empresa. Em suma, B2B é Business for Business. Ou seja, é uma forma de as empresas venderem para outras empresas. E, como dito, esse é um mercado em crescimento.

Isso acontece muito e qualquer um pode notar. A verdade é que grandes empresas lidam com esses processos diariamente. Pense, por exemplo, em uma marca como a Coca Cola. Ela não vende seus produtos diretamente para o consumidor final, muito pelo contrário, alguns passam por diversos locais antes de chegar a ela.

São produtos que são vendidos para outras empresas! 

Por outro lado, a grande questão aqui é se realmente é possível fazer um marketing relacionado a essa área, e como.

Qual é a diferença entre o B2B e o B2C

O B2B lida com o comércio completamente voltado para as empresas, enquanto o B2C está sempre pensando no consumidor final. Por outro lado, quando o assunto é marketing, qual é a real diferença entre esses dois?

Primeiramente, quem lida com o consumidor final tem que trabalhar com o mercado de massa. Já para lidar com empresas é mais interessante trabalhar com um mercado de nicho. 

Também é lidando com o cliente final que se aprende a trabalhar com relações emocionais, enquanto com uma marca, o lado racional é sempre o que fala mais alto.

Há também muitos outros fatores importantes que merecem ser citados aqui, mas vamos resumir o possível.

Relações de curto e longo período

Geralmente, quando a empresa trabalha com outras empresas a relação é de longo período. Apesar de não existir uma demanda tão alta como para clientes finais, o resultado em vendas é bem parecido, na verdade, maior.

O preço disso é ótimo porque no final os resultados são mais claros. Afinal de contas, tanto uma empresa como outra conseguem se desenvolver muito bem.

Competitividade

Existem alguns fatores relacionados à competitividade que são completamente diferentes nos mercados citados. No mercado B2C sempre existem pequenas aquisições e também há uma quantidade menor de valor sendo agregado. O que não acontece no b2b onde o valor agregado é maior, com a aquisição em maior escala também.

Também é no mercado b2c que se encontra um foco muito maior em comprar por status. Enquanto no b2b tudo é mais racional. As empresas compram porque precisam de um bom custo benefício. 

Em resumo, empresas de ramos diferentes não vão competir entre si. Isso porque o mercado delas são bem diferentes.

O marketing b2b na prática

Quando se trata de vendas de empresas para empresas, o foco é sempre em vender mais, com qualidade. Quanto maior o destaque de certo produto, mais fácil fica de realizar um bom marketing para ele. Lembrando que nesse meio nem sempre é importante ter uma ação para captar muitos clientes.

É claro, com o tempo é necessário isso. Por outro lado, o foco é na venda e no valor gerado. Somente assim terá maior relevância para o comprador, seja ele quem for.

Também é fundamental que o foco esteja em levar um bom produto, não uma experiência. É uma relação menos emocional e mais racional. O objetivo é visto mais claramente, como lucro.

Conclusão

Utilizar o marketing b2b em um negócio é muito importante para seu desenvolvimento completo. Com esse mercado em constante desenvolvimento já ficou clara a necessidade de obter resultados mais precisos.

Empresas que realizam negócios com outras empresas acabam notando aquilo que é mais importante. São relações bem mais profissionais e por conta disso os erros devem ser minimizados ao máximo.

O marketing do b2b se constrói a partir de uma boa relação entre ambas as partes, com a venda de produtos e serviços a todo vapor.