Tuesday, August 9th, 2022

Aparelho dental pode causar sensibilidade: descubra como prevenir

Usar aparelho dental é um método para alinhar os dentes de forma que melhore a arcada dentária, deixando confortável para o paciente em todos os aspectos. 

Atualmente é indicado pelo profissional dentista alguns métodos renovadores de alinhadores invisíveis que trazem conforto, e deixam a aparência discreta dos dentes. 

Entretanto, quem já usou aparelho ou conhece pessoas que já usaram, sabe que ao colocar e fazer a manutenção dos dentes, eles tendem a ficar mais sensíveis. 

Isso tudo acontece devido a movimentação que o aparelho faz para alterar o lugar dos dentes e se alinhar.

Desse modo, continue a leitura para entender os motivos da sensibilidade dental e como prevenir esse problema que afeta diversas pessoas pelo mundo.

Por que o uso do aparelho dental pode causar sensibilidade? 

Existem pessoas que tendem a ter mais sensibilidade nos dentes do que outras, e o uso do aparelho pode potencializar esses sintomas. 

Geralmente a sensibilidade nos dentes é causada por diversos fatores em que um dos principais é quando a dentina é exposta. 

Com isso, gera uma extrema sensibilidade, principalmente ao consumir alimentos quentes e gelados.

Já no caso do alinhador ortodôntico, seja ele um aparelho de porcelana ou qualquer outro tipo, tende a deixar os dentes mais sensíveis durante a manutenção e aplicação. 

Essa sensibilidade é causada pela força que é aplicada nos dentes para eles se movimentarem e assim, fazer o trabalho necessário para o alinhamento.

Dessa forma, os fixos são ótimos aliados para se obter dentes alinhados. 

Porém, durante a sua manutenção, ele causa uma maior sensibilidade aos dentes, diferente do aparelho invisível que não gera tanto devido a sua alta tecnologia. 

Como prevenir a sensibilidade nos dentes?

Caso a sensibilidade dos dentes seja causada devido ao aparelho dental, é inevitável que eles fiquem mais sensíveis nos primeiros dias, seja por causa da aplicação ou da manutenção. 

Portanto, é preciso visitar o dentista regularmente para prevenir doenças bucais e assim, manter sempre a escovação em dia. 

Além disso, há pessoas que têm sensibilidade nos dentes devido a muitos motivos, como por exemplo:

  • Escovar os dentes com força;
  • Alimentos com alto teor de açúcar;
  • Desgaste do esmalte dentário; 
  • Bruxismo. 

Porém, como prevenir esse problema de forma que mantenha os dentes saudáveis fazendo o uso de um aparelho ortodôntico? 

A prevenção da sensibilidade dos dentes está na escovação dental. 

Para isso, é preciso usar uma escova macia, de cerdas pequenas para retirar todo o acúmulo de alimento dos dentes, suavemente. 

Além de escovar os dentes da forma correta, é preciso ir regularmente ao dentista para fazer profilaxia dentária – limpeza profissional – para que evite o acúmulo de tártaro que leva diversas doenças bucais como a cárie, gengivite e periodontite, e com isso, causa uma extrema sensibilidade nos dentes. 

Quais os melhores tratamentos para a sensibilidade dos dentes? 

Para realizar o tratamento para a sensibilidade dos dentes, é preciso entender quais são os motivos que levaram a essa situação. 

Dessa forma, o dentista em uma consulta irá avaliar como está a saúde dos dentes do indivíduo, entendendo qual a motivação para o problema, e assim, irá passar um tratamento correto.

Em caso de cáries profunda, é preciso fazer restauração e muitas vezes o tratamento de canal, onde o profissional retira a polpa do dente que está inflamada, sendo o motivo principal para as dores e sensibilidade.

Para as pessoas que fazem o uso de lente nos dentes, devem ter um cuidado redobrado com a higiene bucal para evitar qualquer outra enfermidade.

Existem diversas maneiras de tratamento para a sensibilidade dos dentes que causam alívio ao indivíduo. 

Entre elas está a aplicação de fluoreto, os enxaguantes bucais e os cremes dentais que contêm flúor, além de restaurações em resina e aplicações de laser.

Com isso, o profissional de odontologia irá avaliar qual o problema que o paciente tem e dependendo de qual for, fará o tratamento necessário para melhorar a sensibilidade. 

A lente de dente é um tratamento estético para a melhoria da aparência dentária, e é preciso alguns cuidados específicos para evitar que surja a sensibilidade nos dentes e gengivas. 

Para evitar esse problema, vá ao dentista de seis em seis meses, ou seja duas vezes durante o ano para avaliar a situação da cavidade bucal e dos dentes, para evitar qualquer complicação que possa surgir. 

Além disso, escove os dentes após todas as refeições evitando o acúmulo da placa bacteriana que consiste na formação de tártaros. 

No geral, com a melhora dos hábitos de higiene bucal, se evitam diversas doenças, como cárie e a sensibilidade nos dentes. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.