Tuesday, August 9th, 2022

Mau hálito: Quais são as causas mais comuns?

A halitose, ou mau hálito, é um sintoma que aflige pessoas pelo mundo todo e que gera desconforto tanto à quem o tem, quanto às pessoas ao redor.

O mau hálito é um problema que pode prejudicar diversas áreas da vida, profissional, social, afetando principalmente o emocional.

Quer saber mais sobre o que é e como tratar a halitose? Continue lendo.

O que pode causar a halitose? 

Há fatores diversos que podem causar o mau hálito e se atentar aos sintomas é imprescindível para um diagnóstico preciso. 

O mau hálito, como o nome já diz, é um odor desagradavel que vem da boca, e na maioria das vezes a própria pessoa consegue identificar.

Alguns indivíduos chegam a ter uma halitose mais forte, o que faz o odor ser sentido por todos ao seu redor e isso torna algo desagradável para ambas as partes. 

Uma das principais causas é a má conservação dos dentes, ou seja, a higiene ineficiente, da qual pode ocasionar vários problemas de saúde bucal como cáries e outras doenças periodontais. 

Existem diversas doenças que podem levar à halitose, como por exemplo problemas estomacais (como a úlcera) e respiratórios, como sinusite e até mesmo pneumonia. 

A halitose é gerada por diversos problemas de saúde, porém a causa ainda mais comum são problemas bucais e a má higienização.

A baixa produção de saliva pode causar o mau hálito e, muitas vezes, pode estar relacionada ao fator emocional. 

Um outro sintoma bem comum é a presença dos cáseos amigdalianos, que são provenientes da descamação das amígdalas juntamente com restos alimentares e placa bacteriana. Ele é uma massa branca com odor desagradável que fica preso próximo as amígdalas. 

Os cáseos amigdalianos podem ser retirados pela própria pessoa e, em casos mais sérios, é necessário passar em um otorrinolaringologista para o tratamento adequado.

A halitose também está relacionada ao acúmulo de saburra na língua, ou seja, uma massa esbranquiçada ou amarelada pastosa, a famosa língua branca. A má higienização na escovação permite que isso aconteça, gerando mau hálito.

Para fazer um tratamento adequado e descobrir a causa, tenha um plano odontológico para mei e tenha todos os benefícios necessários para se obter um tratamento de qualidade e com preço justo. 

Como prevenir o mau hálito? 

A prevenção do mau hálito é muito simples: basta ter uma higiene bucal correta e ele não aparecerá, porém se a causa for outro problema de saúde, é necessário ir ao médico investigar se são outras doenças sistêmicas. 

Para obter um hálito fresco e saudável é necessário: 

  • Escovar os dentes após as refeições e antes de dormir; 
  • Fazer a limpeza da língua com raspadores próprios;
  • Manter hábitos de alimentação saudáveis;
  • Passar no dentista periodicamente.  

Tornando esses hábitos parte da sua rotina, o hálito tende a ser agradável, e consequentemente evitará uma halitose futura. Obtenha plano odontológico para empresas e tenha um tratamento bucal com preços baixos e profissionais com excelência. 

Como escovar a língua corretamente? 

Muitas pessoas fazem a limpeza bucal perfeitamente, porém esquecem de se preocupar com a língua e com isso não entendem o motivo que possa estar ocasionando o mau hálito. 

Para uma boca saudável é preciso escovar a língua.

Além de todos os cuidados adequados com os dentes, usando fio dental, antisséptico bucal sem álcool, porém a língua não deve ser esquecida. 

A escovação da língua pode ser feita com escovas de dentes e creme dental, ou com raspador de língua, que existem diversas opções no mercado, como com cerdas ou sem cerdas, de aço ou plástico. Utilize a que melhor se adaptar.

Para escovar a  língua corretamente, retire toda a saburra ali presente, comece pela parte de trás , escovando até a parte da frente com uma leve pressão, assim retirando todas as bactérias que estavam acumuladas. Após isso enxague a boca com água e o anti séptico bucal de sua preferência. 

Se com todo esse cuidado, o mau hálito persistir, procure um profissional especializado em halitose para saber qual a causa. Busque saber sobre plano odontológico empresarial preços imbatíveis para você e sua família e tenha um tratamento adequado.

Por que manter uma boa higiene bucal?

Como já sabemos, ter uma boa higiene dos dentes é necessário para manter uma saúde bucal impecável, e consequentemente um hálito saudável. 

Ao se ter uma boa higiene bucal, estamos precocemente prevenindo de muitas doenças como a cárie e doença periodontal, que podem causar incômodo, dores e até mesmo o mau hálito. 

Sem uma boa higiene bucal muitas áreas da nossa vida podem ser afetadas e, quando isso não ocorre, há apenas benefícios para serem citados. Um ótimo hálito, dentes saudáveis e brancos aumenta a autoestima e gera autoconfiança.

Tenha um plano dental para empresa e mantenha uma saúde bucal impecável, fazendo profilaxia (limpeza dos dentes) periodicamente e evitando problemas bucais.  

Ao cuidarmos dos dentes, e língua evitamos o mau hálito e aumentamos nossa qualidade de vida, melhorando as relações pessoais e profissionais.

Para conseguir descontos e uma mensalidade com valor justo para cuidar da sua saúde bucal invista na odonto pme e tenha dentes e hálito maravilhosos! 
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.