Wednesday, May 18th, 2022

Entenda maneiras de tratar a mordida cruzada

A mordida cruzada é um dos problemas dentários mais comuns entre crianças e adolescentes, afetando também os adultos. Ela ocorre quando a mandíbula fica para fora abraçando a maxila, pode acontecer de forma unilateral ou bilateral, o tratamento mais utilizado é o aparelho ortodôntico.

Existem algumas opções de procedimentos, porém é importante entender e iniciar o tratamento na fase infantil, pois é o momento onde a criança está na fase de desenvolvimento, sendo mais fácil de reverter a condição. 

Mas, afinal, o que é a mordida cruzada e quais as suas causas? Vamos entender! 

Entenda o que é mordida cruzada e suas causas 

A mordida cruzada ocorre quando há um desalinhamento entre os dentes inferiores e os dentes superiores. Na mordida esses dentes cobrem um ao outro, entortando o sorriso. 

Isso afeta a mastigação, podendo desgastar os dentes com o tempo. 

Os sintomas podem incluir dores de cabeça, dores mandibulares e cáries dentárias, quando a mordida cruzada é causada nos dentes posteriores pode ocorrer bruxismo, o ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes. 

As principais causas para ocorrer a mordida cruzadas estão: 

  • Origens genéticas;
  • Chupar dedos ou chupeta;
  • Uso prolongado de mamadeiras;
  • crescimento mandibular.

Essas causas podem acontecer por diversos fatores, é importante investigar a causa com o profissional dentista e quanto mais cedo for iniciado o tratamento, melhor resultado terá. 

Qual o tratamento da mordida cruzada? 

Os tratamentos para a mordida cruzada podem ser feitos com aparelhos autoligados, expansores de palato, cirurgias e, hoje com a tecnologia avançada, podemos fazer o que antes não era possível, que é o tratamento com aparelho invisível.

O aparelho invisível facilita muito o tratamento, já que muitas pessoas não querem colocá-lo por conta de estética. Nessas situações, a evolução tecnológica dentro da odontologia acabou auxiliando.

Essa opção acaba sendo menos invasiva e não afeta a autoestima desse paciente, pois além de ser algo inovador e estético, é um tratamento feito a partir de um aparelho móvel transparente, que tem as mesmas funções dos outros métodos.

Veja com o seu dentista qual o melhor tratamento para o seu caso:

  • Expansores de palato no tratamento da mordida cruzada;
  • Aparelho autoligado no tratamento da mordida cruzada;
  • Cirurgias para alinhamento no tratamento da mordida cruzada;
  • Aparelhos invisíveis no tratamento da mordida cruzada. 

De toda forma, a consulta com o profissional deve ser feita periodicamente, assim prevenindo possíveis outros problemas, além de tratar o atual.

  1. Expansores de palato no tratamento da mordida cruzada 

O expansor de palato ou expansor palatino é utilizado no tratamento da mordida cruzada na maioria dos casos em crianças e adolescentes, pois estão em fase de desenvolvimento facilitando o tratamento.

O expansor é aplicado na sutura palatina, um disjuntor palatino, para que ela se abra antes que se consolide junto de uma máscara de tração, assim é possível corrigir a posição do maxilar.

  1. Aparelho autoligado no tratamento da mordida cruzada

Esse tratamento é utilizado em casos de pessoas adultas onde os ossos já são desenvolvidos.

Diferente dos aparelhos ortodonticos fixos comuns, o aparelho autoligado não tem borrachinha e com isso tende a ser mais discreto.

Ele é revestido de um clipe de abre e fecha, junto de um arco metalizado que pode ser da cor do dente se o paciente optar.

O aparelho é colado na superfície do dente, promovendo remodelação óssea, resolvendo casos como apinhamento sem precisar de extração ou de disjuntor.

Muitas pessoas têm dúvidas se pode ou não usar esse aparelho tendo prótese dentária, e a resposta é sim, então não deixe de cuidar e arrumar os seus dentes! 

  1. Cirurgias para alinhamento no tratamento da mordida cruzada

Alguns casos mais complicados não conseguem ser resolvidos com os métodos mais simples e por isso precisa ter que recorrer a cirurgia.

Existe nesses casos a cirurgia transversa que é o procedimento que pode ser realizada em casos de mordida cruzada unilateral ou bilateral.

Há também a cirurgia ortognática, que é aquela para tratar a deformidade na face envolvendo mandíbula e maxila, por isso requer uma intervenção mais específica para alterar toda uma harmonia facial.

Essas cirurgias são realizadas pelo profissional cirurgião dentista especializado em cirurgia bucomaxilofacial. Sempre consulte um profissional competente antes de realizar qualquer procedimento. 

Qual a hora certa para colocar um aparelho ortodôntico? 

Para o profissional dentista a melhor hora para iniciar o tratamento com o aparelho ortodôntico é na infância, pois é quando estamos em fase de desenvolvimento.

A idade mínima é a partir dos cinco anos de idade, pois os dentes de leite já estão formados.

Os aparelhos ideais nessa fase são os com funções ortopédicas, pois ajuda a ter um bom desenvolvimento dos ossos maxilares, melhorando a mastigação e respiração, além de fazer com que a criança desenvolva dentes alinhados, tendo assim um sorriso proporcional.  

Na fase da adolescência também é indicado, pois assim os dentes permanentes já crescem alinhados, mantendo o sorriso harmônico. 

Para os adultos que já não estão em desenvolvimento ósseo, se perceber que não foi possível tratar, nunca é tarde para isso, então busque um profissional e veja o que é preciso para melhorar o alinhamento dos seus dentes.

O mercado odontológico está em alta e hoje também temos opções de lente de dente que fazem o maior sucesso, não deixe de se cuidar.

Você sabe o que é a mordida aberta e as suas causas?

Assim como a mordida cruzada, a mordida aberta é causada por fatores genéticos ou fatoriais como o uso prolongado de mamadeiras, sucção de chupetas e dedos.

Essas manias que ocorrem na infância podem acarretar em uma dentição espaçada, em que pode afetar a autoestima e prejudicar a qualidade de vida. 

Para identificar esse tipo de problema percebemos que os dentes de baixo e de cima não conseguem ter contato, sobrando um espaço. O tratamento pode ser feito a partir de aparelhos fixos e extrabucais.

Antes de qualquer diagnóstico, consulte um especialista e faça um tratamento adequado, para poder manter ainda mais os seus dentes bonitos aposte em clareamento a laser, que torna os dentes brancos com um tratamento tranquilo de ser feito.

Não se esqueça, os seus dentes são o seu cartão de visita.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.