Wednesday, May 18th, 2022

Como construir uma fonte de jardim?

Você gostaria de construir uma fonte de água no seu jardim e ficar ouvindo o som relaxante da água escorrendo? Saiba que é possível construir uma fonte de jardim sem gastar tanto dinheiro. Neste guia, ensinaremos você a construir a própria fonte de uma forma personalizada e de maneira que você mesmo possa construir.

A primeira coisa que você deve fazer é decidir onde quer instalar a fonte, e qual o tamanho que você deseja para ela. Esses fatores vão influenciar na quantidade de materiais que você vai precisar para construir a fonte, e consequentemente no seu orçamento.

As fontes de jardim são compostas por três elementos principais: uma bomba d’água, o reservatório de água e a decoração que é personalizada. É importante frisar também que o local onde você vai instalar a fonte deve ser próximo ao tomar uma tomada, ou então você precisará dar um jeito de o fio de extensão ser discreto e não ficar aparente.

Em relação ao estilo de decoração, deve ser por sua conta. Você deve escolher algo que agrade a você ou que combine mais com a decoração do seu jardim.

Confira o guia a seguir!

Quais são os materiais necessários para construir uma fonte de jardim?

Para começar, você deve juntar os materiais que precisará utilizar para construir a sua fonte de jardim. Sobre o reservatório, pode ser qualquer tipo de estanque. Caso você prefira, também é possível forrar com plástico um tanque escavado diretamente na terra.

Agora, caso a fonte de jardim fique acima do chão, é importante que o reservatório também faça a parte da decoração. Por exemplo, pense na possibilidade de usar um barril de vinho que seja cortado ao meio.  Mas não se esqueça que independentemente do que você for utilizar, ele precisa segurar a água de forma que ela não vaze.

Em relação à bomba d’água, você pode comprar uma bomba em lojas de produtos específicos para jardins ou aquários. A bomba precisa ter força suficiente para conseguir bombear a água até a cabeceira da fonte. A força necessária da bomba vai depender do projeto que você está desenhando, e se você não tem conhecimento é fundamental pedir ajuda a alguém que entenda do assunto.

Também será necessário providenciar a tubulação. São os tubos que vão levar a água desde o reservatório até a cabeceira. A maioria das bombas que você procurar nas lojas especializadas já vem com a tubulação junto mas, caso não venha, ou caso você precise de algo mais específico para o que está desenhando, deverá comprar tudo à parte. Dica: tubos de borracha são mais maleáveis e mais fáceis de serem trabalhados na construção de uma fonte de jardim.

Por fim, mas não menos importante, a decoração da sua fonte de jardim. Os elementos decorativos podem ser vários e isso vai depender de acordo com o que você quer para o seu jardim. Pedras de rios podem ser uma boa opção.

Montando a fonte

Caso você faça a sua fonte abaixo da terra, cave um tanque fundo o suficiente para que caiba todo o reservatório de água. O ideal é que você deixe uma pequena camada de cascalho abaixo do reservatório para a drenagem da água. Não precisa ter mais do que 5 cm, e se você não quiser deixar o fio elétrico aparente, deverá cavar outra vala que não seja a mesma do reservatório.

Então, a bomba deve ser instalada no reservatório antes de você encher de água. Não se esqueça de verificar se os conectores elétricos estão instalados corretamente e se a tubulação está encaixada de forma adequada.

Então, você já pode começar a adicionar os elementos decorativos. É importante que a bomba d’água fique acessível para que você possa fazer ajustes necessários, como manutenção e limpeza da peça. O ideal é que você deixe uma abertura suficiente ou que monte uma estrutura fácil de desmontar.

Em seguida, encha a sua fonte com água limpa e com uma quantidade suficiente para que a bomba não fique para fora. Esse ponto é muito importante, pois a bomba deve estar completamente submersa, sempre. Assim, a água vai circular para a cabeceira da fonte. Se parte da fonte estiver fora da água, ela corre o risco de queimar.

Você também deve ajustar o fluxo de água da sua fonte. Ao ligar a bomba, você poderá ajustar a pressão (alguns modelos permitem que você faça isso). Então, organize todos os elementos de decoração e tenha certeza de que a água está retornando para o reservatório.

Para deixar a sua fonte ainda mais bonita e personalizada, experimente criar uma segunda queda. Por exemplo, você pode encaixar algumas pedras de forma a criar uma cascata e permitir que a sua fonte tenha duas, três ou mais quedas. Você gostou das dicas para construir a sua própria fonte de jardim? Clique aqui para conhecer o melhor seguro residencial, que pode cobrir alguns acidentes, explosões, incêndio e danos causados por aparelhos elétricos!