Wednesday, May 18th, 2022

Como escolher um Escritório de Coworking?

No dia 9 de agosto é comemorado o Dia Internacional do Coworking e saiba que cada vez mais empreendedores, startups e freelancers utilizam este tipo de espaço, pois permite usufruir dos serviços necessários sem ter que pagar muito por isso. Com economia comprovada de até 60% em despesas fixas como luz, limpeza ou telefone.

Segundo estudos, o Brasil é o sexto mercado em desenvolvimento mais importante em termos de crescimento do escritório de coworking, superando países como França e Itália, mas abaixo do Médico e da Índia.

O criador do conceito de coworking é Brad Neuberg que em 2005 criou um escritório de coworking em San Francisco chamado Hat Factory, um loft onde três freelancers trabalhavam. Brad Neuberg: “Minha intenção original era criar o tipo de ambiente que as empresas têm e, ao mesmo tempo, ser capaz de trabalhar para mim. 

Algumas empresas oferecem uma boa estrutura, como um início e um fim claros, o que pode ser difícil de criar sozinho quando você trabalha por conta própria. Por exemplo, descobri que estava começando a trabalhar tarde no final do dia e que ficava acordado a noite toda trabalhando, o que não é saudável. 

Além disso, estava sentindo falta da comunidade que uma empresa pode oferecer. Trabalhar com outras pessoas pode criar uma grande comunidade. Eu me perguntei por que não consigo combinar os melhores aspectos de trabalhar para mim (liberdade e independência) com os melhores aspectos de trabalhar para uma empresa (estrutura e comunidade)? Coworking nasceu desta ” Entrevista a Brad Neuberg/ 17 febrero 2015 BCNewt.

O conceito é incrível e incentiva muito o trabalho colaborativo, enriquece os grupos de trabalho, desenvolve a criatividade e potencializa os negócios.

Poderá se interessar também:

Espaço Compartilhado em Ribeirão Preto

O que é Endereço Fiscal? Quanto custa e como contratar

Mas como escolher o espaço mais adequado?

Locais funcionais que promovem sinergias.  Para além de oferecer todos os espaços (sala de reuniões ou trabalho individual, zona de café / cozinha, zonas de descanso, etc.) e recursos tecnológicos e mobiliário necessários, o centro de coworking deve funcionar em torno dos seus colaboradores e da comunidade que o rodeia. 

Será muito importante que você organize eventos e conferências regulares, facilite o acesso aos cafés da manhã de negócios e tome cuidado para promover redes de contato entre seus membros por meio de atividades conjuntas.

Treinamento constante.  Muitos são os centros que não se limitam mais ao aluguel de um espaço, mas também oferecem oficinas e cursos para aperfeiçoar as habilidades e ajudar a aumentar a lucratividade de seus negócios por meio de treinamentos especializados. 

Esta oferta passou também a abranger a esfera pessoal com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus associados com aulas de yoga, oficinas de culinária, atividades de autoajuda, etc.

Sentimento temático.  O sucesso do cowork em Ribeirão Preto gerou diferentes tipos de centros, dependendo dos objetivos de seus fundadores. Assim, já existem alguns espaços especializados em setores e profissionais de um determinado sindicato: empreendedorismo social, projetos digitais, arquitetura, criatividade e design, cultura etc. A possibilidade de sinergias aumentará e a oportunidade de crescer e aprender com empresas semelhantes será maior.

Adendo.  Esta é uma das mais-valias que mais devemos ter em consideração, principalmente se acaba de iniciar uma nova atividade profissional. Ao iniciar um novo projeto, é normal que seja necessária assessoria jurídica, fiscal, contábil, de comunicação … Existem alguns centros que já oferecem esses serviços ou que têm convênio com uma entidade, tornando assim mais barato esse tipo de rubrica orçamentária.

Sem custos de funcionamento.  As empresas nascem com um capital muito apertado para o seu arranque. O aluguel de um escritório e seus custos de funcionamento correspondentes são custos que muitas dessas entidades não podem suportar. 

Assim, muitos centros de coworking se preocupam em eliminar ao máximo as despesas derivadas de serviços de manutenção ou qualquer problema técnico que possa surgir. Por esta razão, são especialmente atraentes para freelancers e pequenas empresas que não podem pagar suas próprias instalações.Definitivamente o conceito de coworking revolucionou a forma como trabalhamos e escolher o melhor espaço vai fazer a diferença para conseguir tudo o que propõe, por isso o convidamos a visitar o Beework, localizado no bairro Roma, eles oferecem-lhe tudo o que necessita para o centro de uma comunidade apaixonada e colaborativa.