Wednesday, December 1st, 2021

Motivação para professores: 5 dicas para manter um bom desempenho

A motivação para professores é o motor para um bom desempenho no trabalho. Afinal, é difícil extrair todo potencial e dedicação dos educadores se eles não encontrarem motivos que os estimulem a trabalhar. 

Com uma equipe profissional que tem interesse e se sente motivada a ensinar, cria-se uma atmosfera favorável para que os alunos também se interessem em aprender.

Por isso, as instituições de ensino investem em como motivar professores para criar uma equipe consolidada e engajada em colaborar com os objetivos educacionais.

Para que o ambiente de trabalho influencie positivamente na motivação para professores, é importante seguir algumas dicas de gestão escolar que vamos apresentar neste artigo.

Continue a leitura e aprenda como motivar professores. 

Qual a importância do professor estar motivado para o trabalho pedagógico?

No dia a dia, os professores enfrentam diversos desafios dentro e fora da sala de aula, o que acaba gerando estresse e até a desmotivação com o trabalho.

Por isso, a gestão escolar educacional tem o papel importante de ficar atenta aos fatores que estão interferindo no bom andamento dos trabalhos escolares.

Desde a infraestrutura até o comportamento de um aluno, essas situações devem ter atenção para que sejam resolvidas.

Sentindo-se acolhido pela instituição, o professor tende a fortalecer o vínculo de trabalho e se motivar em ter um desempenho cada vez melhor. 

Dessa forma, a produtividade da equipe também melhora, o que contribui diretamente para alcançar as metas de ensino traçadas.

Além dos aspectos práticos, a motivação tem um caráter afetivo importante. Por isso, os gestores devem tentar equilibrar tanto o lado prático quanto o emocional do trabalho.

Como motivar os professores no trabalho?

Existem diversas formas motivação para professores que vão variar de acordo com o contexto de trabalho vivenciado.

Então, é importante conhecer o cenário existente na instituição de ensino para traçar as ações que serão mais relevantes.

Para auxiliar neste trabalho, reunimos cinco dicas de como motivar professores no trabalho e obter o melhor do seu desempenho. Confira!

1. Converse com frequência com os professores

Ter atenção e oportunidades de diálogo aberto com a gestão escolar é um dos fatores essenciais da motivação para professores.

Mantenha reuniões periódicas para fazer repasses gerais sobre as atividades, mas também para ouvir os educadores e suas necessidades.

Muitas vezes, a equipe está enfrentando um problema em comum que precisa de solução e a reunião com a presença de todos facilita a definição do que será feito. 

Além disso, os encontros mensais também são ótimos momentos para reconhecimento e valorização da equipe.

Mostrar a evolução do trabalho também é uma forma de motivar os professores. Até citar o que ainda não foi alcançado pode ser usado positivamente como orientação de que se está no caminho certo. 

2. Estimule o desenvolvimento profissional

Novos conhecimentos também são essenciais na motivação para professores. Por isso, vale a pena investir na formação continuada da equipe. 

Nos últimos anos, o contexto educacional mudou, evoluiu e novas ferramentas para professores começaram a ser utilizadas.

Com isso, os educadores precisam se atualizar para aprender como inserir as novas tecnologias no dia a dia.

Então, o estímulo para buscar esses novos aprendizados, assim como promover treinamentos internos que ajudam na adaptação das ferramentas é importante.

Investir em parcerias com outras instituições de ensino que podem oferecer descontos ou condições especiais para os educadores também é uma forma de facilitar o acesso ao conhecimento.

Leia também >>> Livros para professores: 8 sugestões para obter insights e melhorar o exercício profissional.

3. Dê oportunidades para fazer pausas

Outra iniciativa de motivação para professores é permitir que os educadores façam pausas quando necessário.

Esse é um cuidado importante com a saúde mental dos profissionais da escola, pois a rotina é cansativa, exige bastante esforço e foco no trabalho.

Para obter o nível de produtividade desejado, acompanhe a equipe para saber a performance de cada um e se existe algum profissional se sentindo sobrecarregado. 

Além disso, organize com o departamento de Recursos Humanos o período de férias de cada professor e siga corretamente o mês de pausa.

Os próprios professores esperam pelo momento de se desligar da rotina para descansar e não cumprir esses planos será frustrante. Fique atento!

4. Valorize os posts fortes de cada professor

Para extrair o melhor de cada profissional, é importante conhecer bem a equipe de professores

Assim, os gestores podem identificar e valorizar os pontos fortes de cada membro da equipe, ajudando-os a concretizar seus objetivos nos planos de aula.

Ter esse conhecimento é uma dica de motivação para professores porque pode ser organizada e colocada em prática sem muitos custos. 

Das características pessoais de cada profissional, a instituição de ensino pode extrair aspectos importantes que valorizam a cultura do ambiente de trabalho.

5. Modernize a infraestrutura e a gestão escolar

A educação está vivendo novos tempos com a chegada da transformação digital que agregou várias tecnologias às práticas de ensino e aprendizagem. 

Isso pede automaticamente uma atualização na infraestrutura como a compra de novos equipamentos, adaptação das salas e treinamentos para aprender a usar os recursos.

As ferramentas do Google para educação são um exemplo de solução que está ajudando as instituições de ensino a fazer a inclusão da tecnologia de forma rápida e prática.

Estar em contato com as novidades é uma motivação para professores, pois essas ferramentas são úteis para diversas atividades do dia a dia.

A gestão escolar, inclusive, pode ser melhorada com a implementação de plataformas online que facilitam os repasses e acompanhamentos das tarefas administrativas.

Leia também: O que é Google for Education? A ferramenta que está mudando o futuro da educação. 

Pronto para investir na motivação dos professores?

Colocando as dicas em cima em prática, a equipe de professores da sua instituição pode demonstrar na prática sua motivação com o trabalho.

Incluir ferramentas como as do Google para professores auxilia na transição para a era digital da educação. Conheça as possibilidades e aproveite!
Este post é de autoria da Safetec Educação, uma empresa com mais de 10 anos de mercado, obcecada em criar experiências na área educacional, através de soluções simples e colaborativas, que gerem resultados.