Tuesday, August 9th, 2022

O que é sustentabilidade ambiental

O que é sustentabilidade ambiental? A ideia do sustentável voltou com tudo nos últimos anos, não é à toa que muitas empresas acabam aderindo às práticas sustentáveis, que levem valor ao meio ambiente. 

No entanto, quando nos aprofundamos no assunto de sustentabilidade ambiental, é importante ser mais preciso.

Afinal, o que é sustentabilidade ambiental? Em um conceito mais simples pode ser definida como uma maneira de cumprir com as nossas necessidades sem comprometer o futuro, ou seja, as próximas gerações. Nesse caso, três importantes pilares surgem. O econômico, social e também o ambiental.

Para que tenha um conhecimento mais aprofundado desse tema, acompanhe nosso artigo! 

O que é sustentabilidade ambiental e o Desenvolvimento sustentável

O que é sustentabilidade ambiental? Se existe algo que mudou o mundo nos últimos anos foi o desenvolvimento sustentável. E nesse conceito, que parece simples, atribuímos diversas atividades com objetivos nobres. Um desenvolvimento político e social é apenas possível graças a práticas sustentáveis. 

Assim, já entramos nos primeiros pilares, a união do ambiente com a economia. No entanto, a prática da sustentabilidade também leva em conta fatores socioeconômicos. É importante destacar isso porque muitas pessoas desconhecem esse lado da sustentabilidade.

De forma mais simples, é bem complicado falar de algo sustentável sem considerar diversos fatores. Não é apenas o meio ambiente que está em jogo, mas a relação humana na sociedade.

Existem outros serviços que podem ser beneficiados com a prática sustentável. Dependendo da empresa há outras instituições que podem ajudar no planejamento e gestão de vários locais. Há muitos profissionais no mercado que auxiliam nisso.

Além disso, com a prática inteligente é possível ter uma diminuição grande em contas de energia, água e outros. Esse é o verdadeiro desenvolvimento sustentável, que considera tanto os impactos da empresa como os impactos na empresa.

Sustentabilidade e o ser humano

O que é sustentabilidade ambiental? O que é de fato um problema para a sustentabilidade? Bem, talvez você tenha falado sobre a exploração de terras indevidas, o desmatamento ou diversos outros problemas que ouvimos falar diariamente.

Você não está errado, mas observar apenas isso é pensar somente na “nata”. Existe também um extremo cuidado com o ser humano, tentando evitar ao máximo situações de escravidão ou qualquer outra que resulte no mal estar das pessoas.

É por esse motivo que muitas empresas precisam se preocupar com seus funcionários. Uma prática sustentável leva em conta o bem-estar dele. Como se é de esperar, não é algo caro, mas é importante atenção. 

Em grandes eventos o assunto sustentabilidade sempre aparece. A ONU, por exemplo, possui diversos objetivos para mitigar práticas ofensivas para o meio ambiente ou para a vida humana. 

Sendo assim, a sustentabilidade leva em consideração:

  • Fatores humanos, como bem estar e vida próspera;
  • Fatores relacionados à flora, como desmatamento;
  • A relação com a fauna, como a extinção de espécies.

Agora vamos falar um pouco mais sobre os tipos de sustentabilidade existentes.

A ambiental

O que é sustentabilidade ambiental? Quando falamos da preservação do meio ambiente nos referimos diretamente a essa. No entanto, é um erro pensar que os especialistas se preocupam apenas com árvores e animais. Toda a ideia de desenvolvimento sustentável está relacionada ao ser humano.

É fundamental se desenvolver, mas é também importante fazer isso com o máximo de cuidado possível. De fato, a missão é encontrar equilíbrio entre práticas que causam danos e os resultados. É importante tentar diminuir ao máximo os problemas!

Em outras palavras, é necessário buscar suprimentos na natureza, mas também é importante fazer ações que diminuam os impactos no local.

Sustentabilidade social

O que é sustentabilidade ambiental? Sim! Toda a ideia de sustentabilidade está relacionada com o meio ambiente, mas aqui o foco é outro. É importante que todos os seres humanos possam se desenvolver e aproveitar o que a natureza pode oferecer. Com isso, diminuir os problemas sociais também é fazer sustentabilidade.

É um desenvolvimento que depende bastante da economia. Dito isso, o meio social pode ser bem mais próspero a partir da criação de metas que assegurem o desenvolvimento igualitário. 

Essas propostas podem ser discutidas durante todo o ano, em grandes ocasiões. Conferências Ambientais acontecem de forma constante e na ONU já existem projetos para criar tal possibilidade. Os Objetivos do Milênio são alguns deles.

Sustentabilidade e economia

O que é sustentabilidade ambiental? Esse talvez seja o mais claro. Se baseia no padrão do desenvolvimento econômico mundial. De certa forma, o ser humano sempre explorou a natureza, buscando suprimentos para, ao menos, sobreviver. Com isso a economia continua progredindo, porém tudo tem seu custo.

Pensando nisso, a sustentabilidade é a arma mais importante. Criando metas que se baseiam no crescimento da economia de forma sustentável, os meios de produção podem mudar, criando segurança e prosperidade.

É extremamente importante esse crescimento, até porque muitas das alterações que o mundo está passando são frutos de uma má gestão.

Exemplos de como fazer sustentabilidade

O que é sustentabilidade ambiental? Talvez pareça algo distante, mas está errado! Não é necessário muito para contribuir, práticas simples fazem grande diferença. Pense, por exemplo, nas seguintes ações:

  • Economizar água e luz;
  • Aproveitar a luz solar para algumas atividade;
  • Usar embalagens retornáveis;
  • Reciclar;
  • Utilizar materiais biodegradáveis.

Bem, a lista é enorme! O que podemos deixar claro aqui é que a sustentabilidade está à sua volta. Há tantas práticas necessárias que muitas já estão ligadas a nossa sociedade, criando um elo, atualmente, inquebrável.

No entanto, para que a sustentabilidade possa progredir, as ações precisam ser reconhecidas e tomadas!