Wednesday, May 18th, 2022

O que você precisa saber sobre um estaleiro naval

Você provavelmente já ouviu falar sobre um estaleiro naval, porém, muito provavelmente não sabe como ele funciona e quão grande é sua importância pra economia global. 

Bem, há muitos critérios para que um local como esse possa operar. Além disso, eles são extremamente importantes para o comércio marítimo de muitas regiões do mundo.

O estaleiro naval é um local de manutenção, guarnição e desembarque de navios. A maioria dos países que possuem uma ligação com o oceano acabam utilizando o estaleiro naval para trabalhar. 

A China, por exemplo, se beneficia bastante disso, podemos notar pela quantidade de produtos que utilizamos com origem chinesa. 

Dessa forma, achamos que o assunto é importante e vamos tratar melhor dele nesse post. Afinal, qual o objetivo de um estaleiro naval e porque acaba sendo uma peça tão importante para a economia de alguns países.

Primeiramente: o que é um estaleiro naval?

Essa é uma instalação de grande porte utilizada para realizar diversas atividades. No geral, ela é utilizada para construir, manter e consertar navios. 

Esses barcos podem variar de tamanho e por isso é possível que o local apresenta tamanhos diferentes também, cada porto possui seu estaleiro de acordo com as cargas transportadas, recebidas e também fabricações náuticas.  

Pois é! Apesar de muitas pessoas acreditarem que apenas embarcações menos elaboradas devem entrar na lista, quase todo tipo de barco pode estar em um estaleiro. 

Seja barcos a vela pessoais ou até porta contêineres. Isso dependerá, em suma, do motivo pelo qual aquele local foi construído.

Dessa forma, é possível encontrar até mesmo embarcações que podem viajar por todo o mundo. Afinal, quando se trata disso todo cuidado é pouco, uma boa embarcação deve levar em consideração manter a manutenção sempre em dia.

Em que local a construção naval deve ficar

Bem, você deve pensar que o estaleiro deve estar sempre perto do mar, de uma baía ou rio. Você está certo, porém, isso não é tudo! 

Sua localização deve ser pensada com estratégia, visto que a atração de navios na região deve acontecer de maneira segura, assim como a retirada de contêineres e outras cargas.

Também é um ambiente de trabalho, por isso deve ser todo equipado. Há muitas pessoas todo dia ali, sendo assim os padrões para conviver ali devem ser excelentes. 

A proximidade com o mar, por outro lado, é muito clara, é fundamental que exista para conseguir realizar todas as atividades de um porto.

Vale lembrar que há muitas embarcações enormes também. Geralmente é importante construir em um local que possua uma grande capacidade de armazenamento e muito espaço livre. Há estaleiros famosos que operam no mesmo local há anos. 

Quais os profissionais que atuam nele

Bem, aqui não há restrições. Muitas pessoas trabalham em um estaleiro naval, até porque as atividades são diversas. 

Como já dito, é possível que seja importante construir um navio, também há casos de manutenção e consertos mais severos. O que podemos afirmar com isso é que é fundamental existir profissionais bem qualificados. 

Assim sendo, arquitetos navais, engenheiros, eletricistas e outros profissionais fazem sua presença valer a pena. É necessária uma formação para conseguir atuar na área, é claro. 

Graças a presença de muitos profissionais, também se destaca a presença de materiais importantes, que são destinados a uso técnico, por exemplo.

O que é feito no estaleiro

No início o estaleiro era utilizado apenas para construir navios, porém, isso mudou. Hoje ele é capaz de realizar muitas outras atividades, inclusive cuidar das cargas enquanto outro transporte não chega. 

A maioria dos estaleiros também consertam as embarcações que construíram. E, claro, eles também podem agir em caso de emergência, quando um navio não consegue voltar para seu estaleiro de origem e precisa de uma manutenção antes de partir.

Essas são as funções mais claras de um local como esse. No entanto, alguns podem apresentar outras atividades.

Como dissemos, cada estaleiro possui uma função específica, e é exatamente isso que veremos a seguir, acompanhe:

Diferentes tipos de estaleiros navais

É importante dizer que existem 2 tipos de estaleiros navais. No primeiro caso temos o civil, onde são realizadas funções como navios da mesma origem. Mas há também o estaleiro militar.

É importante ter essa separação porque a natureza de cada navio é diferente e por conta disso pode existir problemas na sua reconstrução caso esteja no local errado com materiais errados. 

Equipamentos utilizados 

O local é enorme e conta com vários equipamentos. Os guindastes, por exemplo, são utilizados para içar os navios e algumas cargas.

Os estaleiros são verdadeiras estruturas, por conta disse muitos são os profissionais empregados para que o andamento do estaleiro ocorra como realmente tem que acontecer. 

Também possui muitos materiais que servem para a construção de embarcações. Cada construção demanda uma certa quantidade de equipamentos e mão de obra e como estamos falando de grandes embarcações, o tempo também é matéria importante.

Há inúmeros navios que precisam de conserto e muitos com carga que chegam a cada dia, ter os equipamentos adequados é super importante.

Conclusão

Bem, com isso você já possui uma grande visão do que é feito em um estaleiro naval, certo? No geral, todas as atividades estão interligadas e graças a ela há uma melhor gestão de toda a atividade de transporte marítimo.

O estaleiro naval desde os tempos antigos faz parte da nossa civilização, e entender como funcionam é compreender o seu valor para a sociedade. 

Espero ter contribuído sobre tudo que você precisava saber sobre os estaleiros navais. Até a próxima!