Wednesday, May 18th, 2022

Por que os homens ficam carecas e o que você pode fazer sobre isso?

Todo mundo perde cabelo o tempo todo, cerca de até 100 fios por dia. Eles caem, depois voltam a crescer e o ciclo recomeça. Mas, eventualmente, a maioria dos homens começará a perceber que está perdendo mais do que antes. E pior, não está voltando a crescer.

Cerca de 85% dos homens terão algum tipo de perda de cabelo durante a vida. Pode acontecer por diferentes razões.

Causa mais comum: calvície masculina

Até 95% dos homens com queda de cabelo podem culpar essa condição. É causada por fatores genéticos hereditários.

Os cientistas acham que o gene pode afetar a sensibilidade dos folículos capilares a um hormônio chamado DHT, que os faz encolher . À medida que ficam menores, o cabelo que volta a crescer tende a ser mais fino, mais fino e mais curto. Eventualmente, leva mais tempo para o cabelo crescer novamente. Então, os folículos encolherão para que nenhum cabelo cresça.

A calvície nos homens aparece em uma forma reveladora: uma linha do cabelo recuada com fios finos ao redor da coroa da cabeça. Com o tempo, essa área ficará careca, mas você ainda terá um padrão de ferradura de cabelo acima das orelhas circulando até a parte inferior das costas da cabeça.

Homens com essa característica podem começar a perder os cabelos já na adolescência. Em geral, quanto mais cedo começar, maior será a perda.  

Outros tipos de perda de cabelo tendem a acontecer mais rapidamente do que a calvície masculina. A calvície localizada, ou alopecia areata, faz com que seu cabelo caia em manchas lisas e redondas, mas geralmente volta a crescer. A condição é um tipo de doença autoimune, o que significa que seu corpo ataca a si mesmo. Neste caso, destrói seu cabelo.

A alopecia cicatricial é uma doença rara que destrói os folículos capilares e faz com que o tecido cicatricial se forme em seu lugar. O cabelo não volta a crescer.

Outras razões para a perda de cabelo

Quando seus cabelos caem de repente, em vez de diminuir gradualmente ao longo do tempo, geralmente é de algo diferente da calvície masculina. Outras causas incluem:

  • Doenças como anemia ou um problema de tireóide;
  • Tratamentos de radiação ou quimioterapia;
  • Medicamentos, como anticoagulantes, altas doses de vitamina A e esteróides que alguns homens tomam para ajudar a construir músculos, chamados esteróides anabolizantes;
  • Infecções do couro cabeludo;
  • Problemas com sua dieta, como obter muito pouco ferro ou muita vitamina A;
  • Estresse;
  • Manter penteados como rabos de cavalo apertados, trancinhas ou tranças por muitos anos;

Para a maioria desses problemas, seu cabelo voltará a crescer assim que você cuidar do que está causando isso. Você pode procurar por algum tratamento de queda de cabelo.

Existem riscos para a perda de cabelo?

A calvície masculina geralmente não é um sinal de um problema médico sério, mas tem sido associada a algumas outras condições, incluindo doença cardíaca coronária, aumento da próstata ou câncer de próstata, diabetes, obesidade e pressão alta.

Se você perceber que seu cabelo está começando a cair, acompanhe o padrão e o quanto você está perdendo. Você pode conversar com seu médico para descartar um problema mais sério. 

Com que idade os homens começam a perder cabelo?

Se você achar que seu cabelo está mais fino do que costumava ser, você pode se confortar com o fato de que não está sozinho. A calvície masculina afeta a maioria dos homens em algum momento de suas vidas.

De acordo com a American Hair Loss Association (Associação Americana de Perda de Cabelo):

  • Aproximadamente 25 por cento dos homens que têm calvície hereditária masculina começam a perder o cabelo antes dos 21 anos.
  • Aos 35 anos, aproximadamente 66% dos homens terão algum grau de perda de cabelo.
  • Aos 50 anos, aproximadamente 85% dos homens terão cabelos significativamente mais finos.

A calvície pode ser prevenida?

A calvície masculina é comumente uma condição hereditária. É muito difícil reverter sem cirurgia qualquer perda de cabelo observada com essa condição.

No entanto, é possível evitar mais queda de cabelo ao primeiro sinal de afinamento. Finasterida e Rogaine são dois tratamentos conhecidos que podem prevenir mais perda de cabelo observada com alopecia androgenética. Depois de interromper o uso desses medicamentos, a perda de cabelo pode ser retomada. Converse com seu médico sobre se esses medicamentos podem ser adequados para você.

Embora você não possa evitar a calvície masculina, existem maneiras de retardar a perda de cabelo. Algumas opções incluem medicamentos como Finasterida (Propecia, Proscar) e minoxidil (Rogaine, Ioniten), terapia a laser e cirurgia de transplante capilar.

Se você está preocupado em ficar careca, não deixe de falar com seu médico. Ele pode trabalhar com você para descobrir as opções de tratamento certas para você.