Wednesday, December 1st, 2021

VI ExpoQualindoor destacou a importância da qualidade do Ar Interno em hospitais e escolas

Realizada entre os dias 12 e 13 de agosto, a VI ExpoQuanlindoor reuniu renomados profissionais debateram a relevância da qualidade do ar respirada em ambientes internos , em especial neste período de pandemia da COVID-19, entre eles, os médicos Dr. Paulo Saldiva e Dr. Gonçalo Vecina, representantes da OMS, IAQA Associação internacional da Qualidade do Ar Interior, FEDECAI – Federação de Associações de Qualidade do Ar (Espanhola), Universidade de São Paulo SP, FIOCRUZ, entre outras entidades e profissionais de áreas relacionadas ao tema.

Aproveite e visite nosso portal de notícias preferido, Odianews

Entre os dias 12 e 13 de agosto, aconteceu a VI ExpoQualindoor que abordou o tema “A qualidade do ar interno em hospitais e escolas – benefícios para a saúde”. Realizado pelo Departamento Nacional (DN) de Qualidade do Ar Interior – o Qualindoor da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação, o evento foi considerado um sucesso, atingindo o seu objetivo de atualizar e difundir conhecimento técnico inovador e relevante, para a comunidade que atua e se relaciona com a Qualidade do Ar Interno, tema que ganhou notoriedade nos últimos tempos devido ao advento da pandemia da COVID-19, por meio do contágio do SARS-COV-2

Para a realização da VI ExpoQualindoor a comissão organizadora preparou uma programação especial para os dois dias do evento, de forma que compreendesse a diversidade de aspectos e sua influência diante da temática abordada, em especial no ambiente hospitalar e escolar. Renomados especialistas nacionais e internacionais foram convidados para que trouxesse para o evento suas considerações, entre eles, representantes de diversos setores como da Engenharia, Química, Arquitetura, Meio Ambiente, Saúde e Biologia. Completando a programação, palestras técnicas comerciais de empresas patrocinadoras do evento apresentaram soluções tecnológicas de vanguarda aos participantes.

Para Marcelo Munhoz , presidente do Qualindoor, CEO da Sicflux, “A VI ExpoQualindoor foi um sucesso! Sem dúvidas, um evento de referência em Qualidade do Ar Interno, conteúdo com nível elevado e de extrema qualidade técnica”

A VI Expo Qualindoor foi aberta oficialmente no dia 12 com palavras dos presidentes da ABRAVA o Eng° Arnaldo Basile e do Qualindoor que em suas mensagens de boas-vindas destacaram a importância do evento e explanaram a respeito do escopo de atuação da Associação, assim como do Departamento Nacional.

A programação do dia 12 de agosto, contou com 2 painéis de 6 palestras e 2 mesas-redondas. A mediação ficou a cargo do Eng° Carlos Santos Jr e do Eng. Carlos Henrique Madeira. O período da manhã contou com as palestras de: Ian Cull – IAQAI Indoor Science – Impactos da Prática de Pesquisas em QAI; André Castilho, Biólogo do Instituto Adolfo Lutz e COVISA – “Qualidade do Ar Interno em Hospitais e a ABNT NBR 7256; Luca Fontana da OMS – Doenças transmissíveis pelo Ar em Ambientes Fechados; o professor e engenheiro Sr. Antonio Luis de Campos Mariani, do Laboratório de Estudos da Qualidade do Ar Interno – LEQAI/USP – Desafios permanentes para a Qualidade do Ar Interno em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde; Mario Henrique Canale VP do Qualindoor –  apresentou duas ferramentas de avaliação de risco de contaminação em ambientes fechados e um projeto em andamento no DN que é a  “Calculadora de Qualidade do Ar Interno”, que possibilita  estimar o risco de contágio pelo Sars-Cov-2 (COVID-19) em ambientes fechados.; e, o Dr. Paulo Saldiva da Faculdade de Medicina da USP que defendeu estudos na área de qualidade do ar interno, tendo em vista que prevê um grande crescimento do tema nos próximos anos face a propagação de infecções respiratórias em todo o mundo. .

Entre os pontos de destaque do primeiro dia da ExpoQualindoor está a palestra de Ian Cull, diretor técnico da IAQA, que trouxe para o evento um compilado de artigo técnicos científicos sobre a pandemia da Covid 19, informações que deixaram em evidência a necessidade da gestão da QAI para redução riscos. Já, Luca Fontana, representante da OMS, apresentou números relevantes dos impactos da poluição do ar, interna e externa, na saúde da população mundial, seja em centros urbanos ou regiões de queimadas e agricultura.

O representante da COVISA André Castilho destacou em sua apresentação o trabalho das fiscalizações e sua intensificação nos últimos meses, embora ainda longe do ideal, devido ao grande número de instalações. Destacou em suas palavras, a importância do comprometimento e responsabilidade dos profissionais do setor de AVACR em atender as normas técnicas e legislação em vigor. E fez um alerta, sistema fora da conformidade deve ser denunciados à ouvidoria ou direto a vigilância sanitária. No mesmo painel, o Prof. Mariani do LEQAI destacou aspectos normativos existentes e a importância de projetos de QAI para se garantir sua eficiência.

O painel  do período da tarde do dia 12 de agosto contou com as palestras de: Prof. Fabio Bitencourt, da Associação Brasileira de Desenvolvimento do Edifício Hospitalar – ABDEH – O Ar que nos inspira na arquitetura para a saúde: Respire fundo; Manoel Gameiro da Ecoquest –  O aumento da Biossegurança na área hospitalar; Rafael Dutra da Trane Brasil – Reduzindo infecções hospitalares através do sistema HVAC; Celso Simões Alexandre, da Trox,  Brasil – Ventilação e Purificação do Ar como soluções para ambientes internos; Robson Petroni da Conforlab – Protocolos de teste de eficácia de purificadores de ar; e,  Arthur Aikawa da Omni Electronica – O monitoramento online da qualidade do ar como ferramenta de gestão.

As apresentações foram seguidas pela realização de mesa-redonda que trouxe para o debate novas tecnologias disponíveis no mercado, estudos científicos, protocolos adotados no período da pandemia, assim como, formas de se manter a qualidade do ar interno adequada em favor da saúde de seus usuários.

A abertura do evento realizado no dia 13 de agosto, contou com a participação de Marcelo Munhoz e Leonardo Cozac que apresentaram o Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno – PNQAI e seu escopo de atuação. Ainda na abertura do evento, a participação especial do Thiago Berto, fundador da Cidade Escola Ayni, um projeto de ensino direcionado para a família. A mediação deste dia ficou a cargo da Eng. Ana Luisa, e Eng. Edmilson Alves.

O Eng° Leonardo Cozac, diretor operacional da ABRAVA, membro do Qualindoor, idealizador do PNQAI e CEO da Conforlab chamou atenção para alguns pontos importantes quando relacionados a qualidade do ar interno “É preciso que a sociedade comece a cuidar do ar que respira diariamente, assim como aprendemos a cuidar da água e dos alimentos que consumimos. Do ponto de vista técnico, destacou também que o equilíbrio entre renovação de ar x eficiência energética deve ser sempre considerada nos projetos e manutenção de sistemas de AVACR”

O segundo dia do evento contou ainda com as palestras de: Paulino Pastor da FEDECAI da Espanha – Indicadores de Qualidade do Ar Interno; Derrick A. Denis da IAQA – Indoor Air Quality Association – Novas Medidas Sanitárias para QAI; Christian Hendrick da Willem Scheepmaker, empresa associada da ABRAVA – Projetos de Renovação de Ar em Escolas; Marcele  Frossard da Campanha Nacional pelo Direito à Educação –  O Custo Aluno-Qualidade (CAQ) e a garantia de infraestrutura p/ escolas seguras;  Dra. Nelzair Araújo Vianna  da Fiocruz e Asfivisa – Qualidade do Ar em Ambientes de Ensino – Guidelines Internacionais;  Dr. Gonzalo Vecina Neto da Faculdade de Saúde Pública de São Paulo, que se reuniram em mesa redonda debatendo os aspectos da importância da qualidade do ar interno e a prevenção de doenças associadas.

O período da tarde contou com palestras de Ricardo Crepaldi da ABRITAC – Carpete Fake e Fato pela Ciência na Qualidade do Ar Interior; José Miguel Morgado, do Instituto Brasileiro de Impermeabilização – IBI – Mofo: Um problema comum, mas que tem solução; Cristiano Brasil da empresa Midea Carrier – Um Futuro mais saudável começa no interior das salas de aulas; André Zaghetto da Sicflux – Renovação de ar em salas de aula; Anderson Neder da Mercato  – Tecnologias de Purificação de Ar Aplicadas em Sistemas de AVAC-R” e Eládio Pereira da Danfoss com o tema Tecnologias e Inovações em HVAC em Contribuição com QA e Eficiência Energética

Entre os destaques do dia 13, Dereck da IAQAI apresentou informações relevantes e exemplos de como sistemas de climatização podem afetar a qualidade do ar interno.  A Dra. Neuzair da Fiocruz apresentou uma série de guias de orientações referentes a procedimentos de controle do ar interno, com destaque para o Guia de ventilação eficaz da OMS e o Dr. Gonzalo Vecina destacou a importância de cuidados com a qualidade do ar nos ambientes e ações de vacinação para proteção da população.

A demonstração de projetos de condicionamento de ar em escolas e os parâmetros apresentados ao longo do evento chamaram atenção para seus impactos, quando relacionados a boa qualidade do ar interno com a segurança e saúde de seus ocupantes, com destaque para a capacidade cognitiva no desempenho das atividades em sala de aula. Mas, para garantia da correta qualidade do ar interno é preciso que seja exigido dos responsáveis do ambiente, os cuidados a serem realizados por profissionais especializados de acordo com as leis e normas existentes, como o cumprimento do PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle.

A ExpoQualindoor foi encerrada com uma mesa-redonda que trouxe uma ampla discussão acerca das competências dos profissionais de áreas relacionadas a qualidade do ar interno que também são responsáveis pela preservação da saúde das pessoas, através do tratamento da qualidade do ar interno.

O evento contou com o patrocínio das empresas Conforlab, Ecoquest, Danfoss, Mercato, Midea Carrier, Omni Electronica, Sicflux, Trane, Trox Technick. Com o co-patrocínio da K11 e da Daikin. Além do apoio das entidades:  ABNT, ABRAFAC, ABDEH, ABRASIP, ABRINSTAL, ABRITAC, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CNCR, CONBRAVA, FEBRAVA, IBI, Programa Nacional de Qualidade do Ar Interno – PNQAI, SBCC, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Florianópolis e a SMACNA.

A íntegra da VI ExpoQualindoor pode ser conferida no canal do youtube ABRAVA oficial acesse AQUI

O vídeo do dia 12 já foi disponibilizado acesse AQUI 

O vídeo do dia 13 será disponibilizado em breve

Para mais informações referentes ao Qualindoor entrar em contato via email qualindoor@abrava.com.br